Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIREITO DE APRENDER

Vice-governadora participa do II Seminário Estadual do Programa Alfabetiza Pará e destaca compromisso do Estado com a educação

Evento reuniu representantes dos 143 municípios para fortalecer o regime de colaboração e reconhecer boas práticas de alfabetização no Pará

Por Ivana Barreto (SEDUC)
10/12/2025 13h53

A Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) promoveu o II Seminário Estadual do Programa Alfabetiza Pará, com o tema “Confluindo Saberes pela Alfabetização das Crianças na Amazônia Paraense”, visando fortalecer o diálogo entre saberes, práticas e experiências que garantem o direito à aprendizagem, por meio de ações integradas que consolidam a política estadual de alfabetização. O evento aconteceu nesta quarta-feira, 10, no hotel Sagres, e reuniu representantes dos 143 municípios participantes. 

A vice-governadora Hana Ghassan participou do Seminário e destacou o compromisso do Governo do Estado com a educação como prioridade estratégica.

“A verdadeira batalha é garantir educação de qualidade nas cidades. Este seminário é um espaço de trabalho e reflexão, comprometido com o que é mais essencial na vida de uma criança, o direito de aprender. A alfabetização na idade certa é um pacto civilizatório. O indicador Criança Alfabetizada que hoje celebramos é resultado de um esforço coletivo das salas de aula, das formações, do engajamento dos municípios e das equipes escolares. Meu agradecimento especial a cada professor, professora, gestor e dirigente. Vocês são o coração dessa política pública”, ressaltou Hana Ghassan.

O secretário de Estado de Educação, Ricardo Sefer, reforçou o avanço da política de alfabetização e a força do regime de colaboração. “Nunca antes na história do Pará a educação foi tratada com tanta prioridade e respeito. A presença de prefeitos, deputados e lideranças confirma que alfabetizar nossas crianças é uma pauta de toda a sociedade. Deixo meu agradecimento em nome de cada criança alfabetizada neste Estado.”

Participaram do seminário professores, gestores, coordenadores pedagógicos, formadores estaduais e municipais, equipes das secretarias municipais de Educação e das Diretorias Regionais de Educação (DREs). E teve como parceira a União Nacional dos Dirigentes Municipais (Undime), Tribunal de Contas do Município (TCM) e do Instituto Bem Comum. 

“O Programa só funciona com o regime de colaboração. Hoje reunimos as boas práticas dos municípios, com trabalhos selecionados, palestras e debates sobre formação, avaliação e material didático", ressaltou Carla de Araújo Reis, diretora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e coordenadora do Programa Alfabetiza Pará. 

A programação do seminário, que teve transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Seduc, contou com o debate sobre os desafios do regime de colaboração e da Política Nacional de Alfabetização. 

O evento também reuniu a primeira Trilha de Boas Práticas, com 22 banners expostos no hall do Hotel Sagres, além do reconhecimento das equipes do Programa Alfabetiza Pará. Houve ainda a palestra “Alfabetização e Aprendizagem: cenários e desafios”, a mesa de diálogo sobre leitura e literatura na alfabetização, com participação de Lorena Bischoff Trescastro (IEMCI/UFPA), e o relato do projeto “Valorizando Saberes Entre Gerações”, da DRE Breves, município de Bagre. 

O município de Afuá, no Arquipélago do Marajó, é um dos 143 municípios parceiros do Programa e apresentou o projeto A Mochila Viajante: Leitura Que Navega Pelos Rios e Corações - Uma Experiência Exitosa de Alfabetização no Contexto Ribeirinho. 

A secretária municipal de Educação do município, Janaína Moura, destacou a parceria com o Estado. "Por meio do Compromisso Nacional pela Criança Alfabetizada e do Alfabetiza, a gente tem construído algumas ações dentro do município. Inclusive, nós fizemos esse ano um seminário de boas práticas da alfabetização. E hoje nós temos uma boa prática que a gente apresentou, que é o projeto Mochila Viajante, que contém vários acervos, literaturas e fotos juvenis. Essas literaturas, elas saem do ambiente da escola e vai para dentro das famílias. Então, a criança faz a leitura em casa, com o apoio da família, e acaba que a família também compartilha essa leitura junto." 

A programação também incluiu a solenidade que reconheceu 46 municípios que alcançaram a Meta do Indicador Criança Alfabetizada (ICA) em 2024, com a entrega oficial dos emblemas aos gestores municipais.

O Programa - O Programa Alfabetiza Pará foi criado em 2023, e atua com base em três pilares: Distribuição de material didático complementar; avaliações de fluência e SisPAE; formação continuada para professores e gestores.

Neste período, já alcançou mais de 26 mil professores do 1º ao 5º ano e mais de 15 mil gestores formadores. Distribuiu mais de 20 mil materiais didáticos e teve 143 municípios atendidos em regime de colaboração.