Cine Líbero Luxardo exibe gratuitamente curta-metragem 'Você está no caminho certo'
Obra inspirada no legado de Carolina Maria de Jesus, foi dirigida pelo premiado cineasta paraense Marcos Corrêa, e reúne documentário e ficção
O Cine Líbero Luxardo, em Belém, recebe nesta quinta-feira (11), a partir das 20h, a exibição gratuita do curta-metragem “Você está no caminho certo”, dirigido pelo cineasta e produtor paraense Marcos Corrêa. O filme, que será apresentado dentro do Projeto Janelas, é inspirado na obra “Quarto de despejo: Diário de uma favelada” (1960), clássico de Carolina Maria de Jesus, uma das vozes mais potentes da literatura brasileira. Após a exibição, haverá um debate com o diretor e a equipe do curta-metragem.
O Projeto Janelas é uma iniciativa do Cine Líbero Luxardo, criado para divulgar e valorizar a produção audiovisual paraense, exibindo curtas, médias e longas-metragens de cineastas paraenses, muitas vezes com entrada gratuita, democratizando o acesso à cultura e fomentando o cinema regional. Ele oferece um espaço vital para obras que não chegam ao circuito comercial, promovendo debates com diretores e a comunidade.
Filmado em São Paulo, o curta acompanha a trajetória da professora Beta Ferreira, que descobre sua própria vocação como escritora a partir do encontro com a obra de Carolina. A jornada se inicia quando uma aluna lhe presenteia com o livro “Quarto de Despejo”, e profundamente impactada pelas palavras de Carolina, Beta decide percorrer os caminhos trilhados pela autora na capital paulista, revisitando espaços que ainda guardam marcas de sua presença e de sua escrita atemporal.
Beta Ferreira é pesquisadora independente e palestrante especializada na biografia e no legado de Carolina Maria de Jesus. É escritora de contos e poesias publicados em coletâneas, mentora e oficineira em práticas de escrita afetiva, organizadora de livros, além de gestora e educadora em projetos de Desenvolvimento Humano com foco em educação antirracista em escolas e empresas.
Segundo o diretor Marcos Corrêa, o filme nasce como uma homenagem à autora: “O filme é uma grande homenagem a Carolina Maria de Jesus. Queremos valorizar esse legado e demonstrar como ele acontece na prática, por meio da história da Beta Ferreira, que se tornou escritora encantada pela obra de Carolina”, destaca.
A narrativa combina imagens contemporâneas com arquivos raros de Carolina Maria de Jesus, criando um “filme-passeio” que revela como sua escrita segue viva nas ruas, nos lugares e na memória coletiva. O curta reúne ainda depoimentos inéditos das netas da escritora, Adriana e Eliane de Jesus, que compartilham lembranças afetivas da convivência com a avó. Mesclando documentário e ficção, a obra reafirma o legado de Carolina, mulher negra capaz de transformar experiências de fome, exclusão e resistência em literatura de força universal.
O diretor Marcos Corrêa é natural de Belém e tem obras exibidas em festivais no Brasil, Europa, Estados Unidos, Índia e América Latina. Foi premiado no Festival Cinema Negro em Ação 2024, na Mostra Lugar de Mulher é no Cinema 2023, na Mostra Cine Marias 2022 e recebeu Menção Honrosa no Festival Mix Brasil 2021 pelo curta “Flor de Mururé”. Sua filmografia destaca personagens da cultura popular, da população preta e da comunidade LGBTQIA+. Entre seus trabalhos sobre a cultura paraense estão: “Carimbó Raiz da Vida” (2020, documentário), “Filha do Fogo e do Vento (2021, documentário), “Flor de Mururé” (2021, ficção) “Vivências do Carimbó” (2023, série documental).
Serviço:
Projeto Janelas – "Você está no caminho certo"
Data: 11/12
Horário: às 20h
Entrada gratuita
Lotação: 98 lugares
Local: Av. Gentil Bittencourt, 650 - Nazaré, Belém
Não é permitido consumo de alimentos e bebidas na sala
Texto de Maurício Carvalho / Ascom FCP
