Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Estudantes atuarão na proteção de tartarugas marinhas em Curuçá

Por Redação - Agência PA (SECOM)
16/10/2017 00h00

O município de Curuçá, localizado no nordeste paraense, passará a contar com o projeto Ecologia e Conservação de Tartarugas Marinhas em 2018, em sintonia com o Projeto Tamar, que conta com uma base de desenvolvimento no estado do Espírito Santo. Para isso, três estudantes da Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPA) de Curuçá foram enviados à área do Tamar, a fim de assimilar procedimentos relacionados à vida e desova das tartarugas.

A visita e o aprendizado dos estudantes no projeto Tamar, de 8 a 14 deste mês, teve o apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Agora, esses alunos multiplicarão os conhecimentos adquiridos repassando informações para outras pessoas no município paraense, visando à instalação do projeto regional.

O aprendizado dos estudantes Brenda Kerollyn, 18 anos, e Danilo Pablo Pinheiro, 21 anos, do curso técnico de Meio Ambiente; e Celine Cardoso, 17 anos, do Ensino Médio Regular, foi coordenado por Josie Barbosa, professora da escola técnica de Curuçá e pesquisadora do Centro de Quelônios da Universidade Federal do Pará (UFPA). Esses estudantes foram selecionados em concurso de redação.

A professora Josie informou que há cerca de dez anos se tenta implantar o projeto Ecologia e Conservação de Tartarugas Marinhas em Curuçá. O projeto funcionará como uma frente de preservação desta espécie, diante da pesca predatória que provoca a morte de quelônios na região.

Como informou a professora Josie Barbosa, a ida dos estudantes ao Projeto Tamar serviu para que “eles assimilassem conhecimentos sobre o monitoramento da reprodução das tartarugas marinhas, a marcação dos animais e também foi trabalhada a educação ambiental”. Nesse processo, a comitiva contou com a parceria do Instituto Lá no Mangue e da UFPA.

Pesquisadores

De volta a Belém no domingo, dia 15, estudantes e a professora fizeram questão de comparecer à sede da Seduc, nesta segunda-feira, 16, para agradecer à secretária Ana Claudia Hage a parceria da Seduc para o deslocamento, hospedagem e alimentação da equipe durante o aprendizado no Projeto Tamar.

“Foi, de fato, uma experiência única. A partir do que nós aprendemos lá, vamos dar continuidade ao projeto em Curuçá”, afirmou a estudante Celine Cardoso à secretária Ana Claudia. “Eu me emocionei e chorei quando vi a primeira tartaruga marinha”, revelou a aluna Brenda Rodrigues.

No encontro com os alunos, a titular da Seduc manifestou seu contentamento com a iniciativa dos estudantes e professora de Curuçá. “Eu fico feliz por vocês e pela Seduc. É uma pesquisadora formando pesquisadores. Então, meus alunos, não parem, prossigam nos estudos, nas pesquisas”, afirmou a secretária. Acompanhada pela diretora de Ensino Médio e Profissionalizante da Seduc, Josiane Figueiredo, a secretária Ana Claudia recebeu uma lembrança do Projeto Tamar entregue pelos estudantes.