Delegação de Breves conquista Troféu Eficiência do Joapa neste domingo (7)
A 14ª edição dos Jogos Abertos do Pará reuni 6 mil atletas ao longo das 10 fases regionais, com Basquete, Handebol, Futsal, Voleibol, entre outras modalidades
Os Jogos Abertos do Pará (Joapa) se encerraram na noite deste domingo (7) com festa para a delegação de Breves, que conquistou o cobiçado Troféu Eficiência, ao somar 30 pontos e se destacar nas modalidades de handebol, futsal e voleibol. Em segundo lugar ficou a delegação de Abaetetuba, com 18 pontos, e em terceiro lugar geral ficou Ponta de Pedras, que somou 16 pontos.
A 14ª edição do Joapa reuniu mais de 6 mil atletas ao longo das dez fases regionais, culminando na fase estadual, que contou com a participação de 43 municípios campeões regionais, em seis modalidades esportivas: Basquetebol, Handebol, Futsal, Voleibol, Futebol de Areia e Tênis de Mesa.
Realizada pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), a competição é considerada o maior evento do esporte amador paraense, envolvendo os 144 municípios paraenses.
O secretário da Seel, Cássio Andrade, destacou a importância do evento para o fortalecimento do esporte no Pará.
“Os Jogos Abertos do Pará demonstram a força do esporte paraense. Ver mais de seis mil atletas competindo com entrega e espírito esportivo é a prova de que estamos no caminho certo, incentivando talentos e fortalecendo o esporte em todas as regiões do estado”, disse o secretário.
Atletas de Breves celebraram o resultado histórico
O atleta campeão de voleibol, Aguinaldo Júnior, 32 anos, celebrou o desempenho da equipe e o Troféu Eficiência conquistado por Breves. “Quero agradecer primeiramente ao Governo por esse evento grandioso aqui no Pará. A satisfação de conquistar o título estadual é um feito muito grande para o nosso município", disse ele.
"É um momento histórico para nós. Estou muito feliz e sei que minha equipe e nossos conterrâneos também estão. Só temos a agradecer ao governador e à Seel por esse grande evento. Tenho certeza de que a população brevense vai nos abraçar com muita felicidade por essa grande conquista”, disse o atleta.
O atleta de handebol, Érico Santiago, 35 anos, também campeão pela sua modalidade, falou sobre a superação até o título. “Gostaria de agradecer a Deus e a todos os meus companheiros que, em momento algum, desistiram. Sempre nos preparamos com fé e determinação, e conseguimos nossos objetivos. Tivemos vários desafios, inclusive o deslocamento de Breves, mas, graças a Deus, conquistamos o bicampeonato estadual. Dedicamos esse título aos nossos familiares e conterrâneos. É Breves no topo mais uma vez.”
A atleta de basquetebol de Castanhal, Alexia Ohana, 29 anos, comemorou o terceiro lugar na maior competição amadora estadual. “A delegação de Castanhal está muito feliz por ter chegado até aqui. Ano passado nem alcançamos a fase estadual. Mas, neste ano, trabalhamos muito duro e conquistamos o terceiro lugar depois de duas prorrogações contra Ponta de Pedras. Tudo acontece no tempo de Deus. Ano que vem estaremos de volta, e, com a glória do Senhor, vamos lutar pela medalha de ouro para Castanhal.”
O Governo do Pará, através da Seel já prepara a próxima edição, com expectativa de ampliar a participação de atletas e fortalecer ainda mais a política de esporte e lazer no Pará.
