Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE E LAZER

Delegação de Breves conquista Troféu Eficiência do Joapa neste domingo (7)

A 14ª edição dos Jogos Abertos do Pará reuni 6 mil atletas ao longo das 10 fases regionais, com Basquete, Handebol, Futsal, Voleibol, entre outras modalidades

Por Jessé Lima Melo (SEEL)
07/12/2025 21h33
Seel destaca que os Jogos Abertos do Pará (Joapa) demonstram a força do esporte em todas regiões paraense

Os Jogos Abertos do Pará (Joapa) se encerraram na noite deste domingo (7) com festa para a delegação de Breves, que conquistou o cobiçado Troféu Eficiência, ao somar 30 pontos e se destacar nas modalidades de handebol, futsal e voleibol. Em segundo lugar ficou a delegação de Abaetetuba, com 18 pontos, e em terceiro lugar geral ficou Ponta de Pedras, que somou 16 pontos.
 
A 14ª edição do Joapa reuniu mais de 6 mil atletas ao longo das dez fases regionais, culminando na fase estadual, que contou com a participação de 43 municípios campeões regionais, em seis modalidades esportivas: Basquetebol, Handebol, Futsal, Voleibol, Futebol de Areia e Tênis de Mesa. 

Realizada pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), a competição é considerada o maior evento do esporte amador paraense, envolvendo os 144 municípios paraenses. 

O secretário da Seel, Cássio Andrade, destacou a importância do evento para o fortalecimento do esporte no Pará.
 
“Os Jogos Abertos do Pará demonstram a força do esporte paraense. Ver mais de seis mil atletas competindo com entrega e espírito esportivo é a prova de que estamos no caminho certo, incentivando talentos e fortalecendo o esporte em todas as regiões do estado”, disse o secretário. 

O atleta de handebol, Érico Santiago, posa para foto orgulhoso da conquista do primeiro lugar da equipe

Atletas de Breves celebraram o resultado histórico
 
O atleta campeão de voleibol, Aguinaldo Júnior, 32 anos, celebrou o desempenho da equipe e o Troféu Eficiência conquistado por Breves. “Quero agradecer primeiramente ao Governo por esse evento grandioso aqui no Pará. A satisfação de conquistar o título estadual é um feito muito grande para o nosso município", disse ele.

"É um momento histórico para nós. Estou muito feliz e sei que minha equipe e nossos conterrâneos também estão. Só temos a agradecer ao governador e à Seel por esse grande evento. Tenho certeza de que a população brevense vai nos abraçar com muita felicidade por essa grande conquista”, disse o atleta.
 

O atleta de handebol, Érico Santiago, 35 anos, também campeão pela sua modalidade, falou sobre a superação até o título. “Gostaria de agradecer a Deus e a todos os meus companheiros que, em momento algum, desistiram. Sempre nos preparamos com fé e determinação, e conseguimos nossos objetivos. Tivemos vários desafios, inclusive o deslocamento de Breves, mas, graças a Deus, conquistamos o bicampeonato estadual. Dedicamos esse título aos nossos familiares e conterrâneos. É Breves no topo mais uma vez.”
 

A atleta de basquetebol de Castanhal, Alexia Ohana, 29 anos, comemorou o terceiro lugar na maior competição amadora estadual. “A delegação de Castanhal está muito feliz por ter chegado até aqui. Ano passado nem alcançamos a fase estadual. Mas, neste ano, trabalhamos muito duro e conquistamos o terceiro lugar depois de duas prorrogações contra Ponta de Pedras. Tudo acontece no tempo de Deus. Ano que vem estaremos de volta, e, com a glória do Senhor, vamos lutar pela medalha de ouro para Castanhal.”
 
O Governo do Pará, através da Seel já prepara a próxima edição, com expectativa de ampliar a participação de atletas e fortalecer ainda mais a política de esporte e lazer no Pará.