Estado garante segurança e monitoramento na primeira noite do 'Vem Louvar Pará'
A estratégia montada pelo Sistema de Segurança Pública inclui o apoio do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, no estacionamento do Mangueirão
Para o “Vem Louvar Pará”, festival gospel promovido pelo governo do Estado, o Sistema de Segurança Pública elaborou um amplo planejamento para coordenar as ações, reforçar o efetivo e integrar as forças, a fim de garantir tranquilidade ao público do evento. O Centro Integrado de Comando Móvel (CICCM) foi ativado nesta quinta-feira (4), para a primeira noite de programação, e permanecerá ativo até amanhã (5), segundo dia do festival, realizado no estacionamento do Estádio Olímpico do Pará Jornalista Edgar Proença, o Mangueirão.
Um efetivo superior a 500 agentes das forças de segurança pública realiza ações de prevenção e ostensividade, a fim de evitar ações criminosas, com rondas permanentes. Também há videomonitoramento constante com as câmeras de segurança instaladas no entorno do evento.
A operação integrada garante ainda celeridade no registro de ocorrências, além de manter agentes em prontidão para resgate e qualquer outro acionamento feito pela população, garantindo a ordem pública.
Os órgãos estão empenhados para garantir o lazer seguro a todos que comparecerem aos dois dias de evento, afirmou o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado. “Nossas equipes trabalharão com antecedência para o evento, para assegurar diversão para nossa população com a presença de artistas. Isso tudo nos demanda uma logística estruturada e um maior empenho das nossas forças, que estarão monitorando e fiscalizando, desde o entorno, até dentro do estacionamento do estádio”, assegurou Ualame Machado.
O Centro Móvel está instalado no estacionamento do Mangueirão, reunindo os representantes dos órgãos de segurança Pública, servindo como posto de comando, ponto de registro de ocorrências policiais, proporcionando maior agilidade na comunicação, e ainda auxiliando na celeridade do tempo resposta das ocorrências que possam surgir.
Ações - Durante o festival, o planejamento inclui monitoramento de câmeras com uso de Inteligência Artificial, patrulhamento ostensivo no local e no entorno para inibir práticas criminosas, e fiscalização e orientação do trânsito nas vias de acesso ao estacionamento do Mangueirão para manter a segurança e fluidez do trânsito.
Equipes da Segup, por meio da Diretoria de Políticas Públicas e Prevenção Social (DPS) em conjunto com a Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis da Polícia Civil, são responsáveis pela distribuição de pulseiras de identificação para crianças, que auxilia em casos de desaparecimento. No local também estão instaladas Delegacias Especializadas.
No Centro Móvel, policiais civis atendem e registram ocorrências. Todo o aparato traz mais tranquilidade a quem for assistir aos shows.
Tranquilidade - Para Irene Paixão, a presença massiva de agentes de segurança possibilita levar a filha ao festival. “A chegada foi bem tranquila, e estou percebendo bastante segurança. Vim com ela pela primeira vez, e toda essa presença de policiais ajuda a nós, que somos pais, a ter mais tranquilidade”, afirmou Irene.
No reforço da prevenção, a Polícia Militar atua no patrulhamento ostensivo e preventivo, tanto no estacionamento do Mangueirão quanto no entorno do evento, e ainda nas vias de acesso, a fim de garantir maior segurança ao público.
