Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SUSTENTABILIDADE

Com apoio do CIIR, Escola Bosque conquista 1º lugar no projeto Pequenos Guardiões

Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação fortalece práticas sustentáveis, mobiliza estudantes e se destaca entre unidades de saúde administradas pelo INDSH em todo o Brasil

Por Danielle Carvalho (CIIR)
04/12/2025 18h11
Alunos das Escola Bosque “Professor Eidorfe Moreira” aprendem como reciclar materiais

O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) celebra a conquista nacional da Escola Bosque “Professor Eidorfe Moreira”, no distrito de Outeiro, em Belém, primeira colocada na Gincana Pequenos Guardiões, ação que integra o projeto Guardião Azul, do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), responsável pela administração do CIIR, órgão do governo do Pará em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa). A Escola Bosque, adotada pelo CIIR para o desenvolvimento de práticas sustentáveis, destacou-se entre instituições de todo o País.

O resultado, anunciado em uma transmissão ao vivo nesta quinta-feira (4), coroou o trabalho desenvolvido pelos alunos da escola, que arrecadaram quase 17 mil toneladas de materiais recicláveis, entre 6 de maio e 8 de junho, representando 70% das quase 24 mil toneladas reunidas pelo projeto. Todas as escolas campeãs receberão um certificado e um troféu.

Para o presidente do INDSH, José Carlos Rizoli, "essas ações do projeto Pequenos Guardiões são muito importantes porque promovem a conscientização dos alunos nas escolas e também replica juntos aos seus pais e famílias em casa, além dos muros da escola".

Durante a live, a diretora Executiva do CIIR, Rejane Xavier, acompanhada pelos membros da Comissão de Sustentabilidade, cumprimentou os participantes e destacou a relevância do projeto. “Estamos muito felizes por anunciar esse resultado. Sabemos que, independentemente do ranking, o nosso verdadeiro objetivo é a conscientização e a formação desses pequenos guardiões. Agradecemos a participação de todos os envolvidos, pois o resultado reflete o esforço e o engajamento da equipe”, destacou a gestora.

Representantes do CIIR acompanham e participam de live que anunciou o resultado da gincana

Na ocasião, Rejane abriu espaço para a fala dos representantes da escola campeã, que ressaltaram o protagonismo e o engajamento dos alunos em prol de um objetivo comum: promover a conscientização e a preservação ambiental por meio de ações educativas.

A conquista é resultado direto de um trabalho contínuo entre o CIIR e a Escola Bosque, iniciado ainda no primeiro semestre, quando cerca de 700 alunos participaram de oficinas de reaproveitamento criativo de materiais recicláveis. A ação integrou teoria e prática de forma lúdica, promovendo consciência ambiental e fortalecendo o vínculo comunitário.

O CIIR, quanto parceiro da ação educativa realizada com os alunos a Escola, ficou entre 11 unidades de saúde administradas de Norte a Sul do Brasil pelo INDSH, que, juntas, representaram 92% de adesão e engajamento na campanha.

A diretora da Escola Bosque, Lucine Lisboa Ribeiro, reforçou o impacto pedagógico da experiência. “Essas atividades são fundamentais para o desenvolvimento da autonomia dos alunos. Elas integram teoria e prática, o que é essencial para a formação dos nossos estudantes”, frisou. 

Alunos da Escola Bosque “Professor Eidorfe Moreira” em ação com o CIIR

Entre os jovens protagonistas da ação, a aluna Ana Valéria Silva, 17 anos, responsável pela pesagem dos resíduos durante a gincana, destacou a relevância da parceria. “Achei muito importante essa parceria, porque nossa escola nem sempre tem visibilidade. As oficinas ajudam a gente a aprender mais e a se interessar pela reciclagem, e a gincana empolgou todo mundo”, contou. 

Sustentabilidade que transforma - O projeto Pequenos Guardiões integra a campanha Guardião Azul, do INDSH, que estimula práticas sustentáveis em unidades de saúde de todo o País. No CIIR, essas ações reforçam um compromisso histórico com a sustentabilidade. Desde 2019, o centro mantém o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, da Fundação Getúlio Vargas, e já recebeu quatro edições do Selo Verde do Prêmio Socioambiental Chico Mendes. Em 2024, liderou o ranking nacional da Corrida Ambiental, somando 168 pontos em iniciativas de redução de impacto ambiental.

Além das ações desenvolvidas na escola, o CIIR também mantém projetos como o “Canteiro com a Comunidade”, a produção de sabões ecológicos, oficinas de reaproveitamento e programas de coleta seletiva, reforçando sua missão de unir inclusão, saúde e sustentabilidade para transformar realidades.

Alunos em ação do CIIR

Com a vitória da Escola Bosque, o projeto Pequenos Guardiões fecha mais um ciclo com resultados concretos: mobilização social, engajamento estudantil e a prova de que educação ambiental pode inspirar mudanças duradouras.

Referência - O CIIR é referência estadual na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcD) visual, física, auditiva e intelectual. O acesso aos serviços é realizado por meio de encaminhamento das unidades de saúde, via Central de Regulação Municipal, que direciona os pedidos à Regulação Estadual. O perfil do usuário é analisado pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

Alunos da escola vencedora

Serviço: O CIIR é um órgão do governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade está localizada na Rodovia Arthur Bernardes, 1000, bairro Val-de-Cães, em Belém.

Texto: Ascom - CIIR