Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRANSPORTE

Sedop promove trabalho social com moradores da Avenida Independência

Por Redação - Agência PA (SECOM)
21/07/2015 14h12

Com as obras de prolongamento da Avenida Independência já em fase de conclusão, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop) iniciou, nesta terça-feira, 21, o trabalho social para informar e orientar os moradores dos cinco bairros que serão diretamente afetados pela abertura da nova via: 40 Horas, Icuí-Guajará, Curuçambá, Distrito Industrial e Paar, todos em Ananindeua.

Coordenado pela Diretoria de Relações Comunitárias da Sedop, o encontro reuniu cerca de cinquenta pessoas no auditório da Unidade Integrada Pro Paz (UIPP) do Distrito Industrial. “Não há dúvidas de que essa obra terá um impacto muito grande, principalmente na vida dos que moram aqui no entorno. Por isso é importante esse trabalho integrado com a comunidade, especialmente no que se refere às ações de educação no trânsito e ambiental”, destacou a diretora Bernadete Costa.

Com o apoio da equipe de engenharia da Sedop e de representantes da Secretaria Municipal de Transportes de Ananindeua (Semutran), os moradores puderam esclarecer dúvidas e conhecer detalhes sobre o projeto de execução da nova Avenida Independência. Uma das maiores preocupações foi quanto à segurança dos pedestres. “Estou satisfeita com o que está sendo feito. Só queria pedir mais atenção com a construção das passarelas de pedestres e com as calçadas”, argumentou Sarah Guedes, moradora do Distrito. E concluiu: “A nova Independência já trouxe e com certeza ainda vai trazer mais benefícios pra quem mora aqui”.

Finalização

Orçada em R$ 137 milhões, a primeira etapa da obra de prolongamento da Avenida Independência incluiu serviços de terraplenagem, drenagem e pavimentação de nove quilômetros no trecho que começa na rodovia do 40 Horas e vai até a BR-316. O projeto incluiu a construção de calçadas, ciclofaixas e quatro pontes, sendo duas sobre o Rio Maguary-Açu e outras duas sobre o canal dos 40 Horas. A segunda etapa do projeto, que deve entrar em licitação neste segundo semestre, prevê a construção de um viaduto de interligação da Independência com a BR-316.

“Essa obra é fundamental por permitir um melhor escoamento do tráfego pra quem deseja entrar ou sair de Belém, a partir de Marituba, sem precisar passar pela BR-316”, disse a secretária Noêmia Jacob. E concluiu: “É, sem dúvida, uma rota alternativa importantíssima e mostra, mais uma vez, a preocupação do governo Jatene com a melhoria da qualidade de vida da nossa população, já que vai beneficiar todos os moradores da Região Metropolitana que circulam por essa avenida”.