Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIA INTERNACIONAL DA PCD

CIIR celebra Dia Internacional da Pessoa com Deficiência com canoagem e atividades inclusivas

Usuários vivenciam esportes adaptados, oficinas culturais e aulas de carimbó em cadeiras de rodas, reforçando protagonismo, autonomia e inclusão social

Por Danielle Carvalho (CIIR)
03/12/2025 16h57
À esquerda, Hellen Sousa, professora de Dança do CIIR, promoveu aula de carimbó para usuários com deficiência e outros em atendimento de saúde

Para celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, nesta quarta-feira (3), o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) promoveu uma programação especial voltada aos usuários e familiares atendidos pela instituição. As atividades ocorreram na orla do Centro e no hall do bloco C, fortalecendo a inclusão e a participação social com vivências esportivas, culturais e educativas.

Atividade foi realizada em canoa havaiana (na foto), caiaque e prancha superadaptada, garantindo acessibilidade e segurança aos participantes

A abertura contou com a inauguração do píer no CIIR, momento que marcou oficialmente a retomada das atividades de canoagem diretamente na Baía do Guajará pelo projeto Meninos do Rio. Usuários dos serviços de reabilitação física, visual, auditiva e intelectual tiveram a oportunidade de remar, vivenciando um contato próximo com a natureza e explorando novas possibilidades de autonomia.

O coordenador de Reabilitação do CIIR, Bruno Cruz, ressaltou que ações como essa reforçam o compromisso institucional com o cuidado centrado na pessoa. “Essas atividades ampliam o protagonismo dos nossos usuários e fortalecem o processo de reabilitação. Celebrar esta data ao lado deles reafirma que são sujeitos ativos, essenciais para a construção de um CIIR mais inclusivo, humano e participativo”, destacou.

Responsável por conduzir a iniciativa, o profissional de Educação Física do CIIR, João Mário Rodrigues, destacou que o novo espaço representa um avanço na reabilitação. “Essa inauguração marca o retorno dos nossos alunos ao rio, um ambiente muito rico para o desenvolvimento físico-motor e emocional. Antes de chegarem aqui, eles passam por atividades preparatórias de força, autonomia e confiança, realizadas em ambientes internos e externos do Centro, como a canoagem adaptada na piscina. Voltar ao rio é retomar a essência do projeto”, afirmou.

À direita, João Mário Rodrigues, profissional de Educação Física, e à esquerda, o terapeuta Gladson Aires, auxiliam usuário durante a atividade de canoagem

Experiência – A vivência empolgou os participantes. Pela primeira vez na canoagem, Emerson Pantoja, 20 anos, usuário com paralisia cerebral atendido desde 2024, garantiu que pretende voltar. “A experiência foi muito boa, porque eu nunca tinha remado e participar dessa atividade no rio me fez muito bem. Muito bom ter esse contato com a natureza, com outras pessoas com deficiência. Espero participar mais vezes da canoagem”, disse.

A mãe, Raimunda Pantoja, 43 anos, celebrou a alegria do filho. “Achei maravilhoso, porque ele nunca tinha participado e vi que gostou. Ele tem contato com outras pessoas, isso dá alegria que ele nunca teve quando a gente morava no interior. Agora, com as terapias aqui, meu filho conversa e se sente parte”, contou. 

Usuário com deficiência física, Emerson Pantoja participou pela primeira vez da atividade

A programação também contou com exposição de artes dos alunos da oficina de Artes Visuais e apresentação musical dos alunos da oficina de Música, na orla. No bloco C, o público participou da atividade "Vivência de Orientação e Mobilidade: Desafio Vendado", conduzida pela equipe de Reacreação do setor de Arte e Cultura. No mesmo espaço, uma aula de carimbó em cadeiras de rodas valorizou a expressão corporal e a cultura paraense.

A iniciativa foi organizada pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH). Para a presidente, Ivana Pimentel, o momento reafirma valores importantes. “O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é de muita relevância para o CIIR, pois reafirma nosso compromisso com o cuidado centrado na pessoa. O GTH celebra esse dia com ações que dizem não ao capacitismo e valorizam o talento e a genialidade da pessoa com deficiência, além de chamar a atenção da sociedade para a garantia de direitos por meio da inclusão”, pontuou.

Programação contou com exposição de artes dos alunos da oficina de Artes Visuais na orla do CIIR

Atendimentos – De janeiro a outubro deste ano, o Complexo de Reabilitação do CIIR realizou 198.763 atendimentos. O número inclui sessões de terapia, atendimentos em enfermagem e serviço social e consultas médicas.

As ações do CIIR pelo Dia Internacional da Pessoa com Deficiência reforçam o compromisso da instituição de saúde do governo do Pará com a inclusão e a promoção de oportunidades para que cada usuário desenvolva seu potencial, participe da vida comunitária e viva experiências que transformam.

Apresentação musical dos alunos da oficina de Música do CIIR chamou atenção do público

Referência

O CIIR é referência estadual na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcD) visual, física, auditiva e intelectual. O acesso aos serviços é realizado por meio de encaminhamento das unidades de saúde, via Central de Regulação Municipal, que direciona os pedidos à Regulação Estadual. O perfil do usuário é analisado pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

Serviço: O CIIR é um órgão do governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade está localizada na Rodovia Arthur Bernardes, 1000, bairro Val-de-Cães, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157/ 58/ 59. 

Texto de Tarcísio Barbosa / Ascom CIIR