Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Secult faz apresentação do XIV Festival de Ópera do Theatro da Paz

Por Redação - Agência PA (SECOM)
21/07/2015 16h07

A Secretaria de Estado de Cultura (Secult) promove uma coletiva de imprensa, nesta quinta-feira, 23, às 11h, no hall do Theatro da Paz, para apresentar as atividades do XIV Festival de Ópera do Theatro da Paz, que será realizado de 7 de agosto a 19 de setembro, no teatro e na Igreja de Santo Alexandre.

Este ano, o festival contará com a encenação de duas óperas. A primeira é “A Ceia dos Cardeais”, do compositor paraense Iberê de Lemos, que será encenada pela primeira vez em Belém, na igreja de Santo Alexandre, em agosto; e a segunda, encerrando o festival, é “Os Pescadores de Pérolas”, obra do compositor francês Georges Bizet, que terá direção cênica do cineasta brasileiro Fernando Meirelles, diretor de filmes como “Cidade de Deus”, “O Jardineiro Fiel”, “Ensaio Sobre a Cegueira”, entre outros.

“Os Pescadores de Pérolas” marca a estreia de Meirelles na direção operística, e será encenada em setembro, no palco do Theatro da Paz.

Além das óperas, o festival terá três recitais. Um com Carmem Monarcha, outro com doze cantores líricos paraenses e outro com as cantoras Eliane Coelho e Denise de Freitas, que abre oficialmente o festival em 7 de agosto. Além disso, o evento terá oito palestras sobre a cena operística, sendo uma delas com Fernando Meirelles falando sobre a experiência de dirigir uma ópera.

O XIV Festival de Ópera do Theatro da Paz será encerrado no dia 19 de setembro com o já tradicional concerto ao ar livre e de graça, em frente ao Theatro da Paz.

Participam da coletiva o secretário de cultura Paulo Chaves; o diretor artístico do XIV Festival de Ópera do Theatro da Paz, Gilberto Chaves; a diretora do Theatro da Paz, Cláudia Moraes; o maestro titular da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP), Miguel Campos Neto; o regente do Coro Lírico do Festival de Ópera, Vanildo Monteiro; a diretora do Sistema Integrado de Teatros (SIT), Maria Sylvia Nunes; e o cantor paraense Andrey Mira. (Texto: Dedé Mesquita)