Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SUSTENTABILIDADE

Hemopa oficializa adesão à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P)

Programação reforçou compromisso da instituição com práticas sustentáveis e integração entre órgãos públicos

Por Aline Seabra (HEMOPA)
02/12/2025 15h26

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) oficializou, nesta terça-feira (02), a adesão à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima que estimula instituições públicas a adotarem práticas de gestão sustentável. A certificação consolida ações ambientais já desenvolvidas pela Fundação e amplia o alinhamento às políticas nacionais de eficiência, redução de desperdícios e responsabilidade socioambiental.

A cerimônia, organizada pela equipe do Núcleo de Ensino e Pesquisa (Nepes), contou com a presença de servidores, representantes de órgãos públicos e parceiros institucionais. Conduzida pelo mestre de cerimônias Elisson Yan, a programação incluiu apresentação de vídeo institucional, explanações técnicas e a entrega do Certificado de Adesão da A3P ao presidente do Hemopa, Paulo André Castelo Branco Bezerra, pela presidente do Comitê Gestor da A3P, engenheira ambiental Tatiara Luz.

Autoridades convidadas e que também aderiram o programa A3P

Ao destacar a importância da certificação, o presidente do Hemopa afirmou que o reconhecimento fortalece iniciativas já implantadas. “A certificação da A3P vem somar às grandes atitudes que o Hemopa já desenvolve na sustentabilidade, reciclagem, conservação das unidades e cuidado ambiental, ajudando a criar uma cultura permanente de sustentabilidade entre os servidores”, disse.

Ana Cláudia Barata vice-presidente do comitê gestor da A3P - “Gerenciar resíduos e compras sustentáveis é nosso maior desafio.”

A vice-presidente do Comitê Gestor da A3P na instituição, Ana Cláudia Barata, detalhou os principais desafios da implementação, como o gerenciamento de resíduos e as compras sustentáveis. Ela também apresentou resultados iniciais, como ações de sensibilização sobre os 5 R’s e a criação da Gincana Natalina Sustentável, voltada ao engajamento dos servidores.

Carla Durães Gerente da área de Lavagem e Esterilização — “O impacto vem do hábito diário de segregar corretamente.”

A gerente da área de Lavagem e Esterilização, Carla Durães, reforçou a necessidade de fortalecer práticas cotidianas de segregação de resíduos de saúde. “Mesmo com o sistema implantado há anos, ainda enfrentamos resistência. Esperamos aumentar o volume de resíduos recicláveis dentro da Fundação Hemopa”, afirmou.

Entre os convidados, o analista ambiental da Semas, José Gomes de Melo Júnior, compartilhou a experiência da secretaria na execução da A3P. Ele destacou a redução de materiais descartáveis e os impactos positivos na gestão de contratos. “A troca de experiências fortalece ações conjuntas, desde a redução de descartáveis até iniciativas de economia de energia, água e impressão”, completou.

Também presente, Marcel Botelho, presidente da Fapespa, ressaltou o caráter estruturante da agenda na administração pública. “A adesão à A3P cria a necessidade de documentar ações e engajar servidores, transbordando seus efeitos para a rotina das famílias. A cooperação entre órgãos é essencial para impulsionar a transformação necessária e ampliar o alcance da agenda”, afirmou. Ele também destacou a produção conjunta de uma cartilha orientadora para instituições que buscam a certificação.

Comitê Gestor do A3P

A A3P é composta por seis eixos estratégicos: uso racional de recursos naturais; gestão de resíduos; qualidade de vida no ambiente de trabalho; sensibilização e capacitação de servidores; compras públicas sustentáveis; e construções sustentáveis. A partir da adesão, o Hemopa inicia a consolidação de metas e indicadores para avançar no programa.