Festival 'Vem Louvar Pará' movimenta cena cultural e econômica da capital paraense
Às vésperas do evento gratuito, a expectativa cresce entre representantes da economia criativa e entusiastas da celebração da música gospel
Nas próximas quinta e sexta-feira, 4 e 5 de dezembro, o estacionamento do Estádio Mangueirão, em Belém, será palco de um dos maiores eventos da música gospel. O Festival 'Vem Louvar Pará' é gratuito e deve reunir fiéis de diversas cidades paraenses, numa noite de celebração da fé, união e da arte musical.
Além de reunir comunidades cristãs, a primeira edição do “Vem Louvar Pará” movimenta intensamente a economia local. A tacacazeira Neide Sobrinho, por exemplo, vai trabalhar na praça de alimentação do evento, e comemora a oportunidade da obtenção da renda extra e da visibilidade do trabalho dela.
“É um grandioso evento organizado pelo governo estadual, que dá oportunidade a pequenos empreendedores de expor seu trabalho, mostrar nossa gastronomia, o que a gente sabe fazer de melhor, o nosso tacacá, nossas comidas típicas”, diz Neide.
A programação cultural atrai a circulação de grande público, e isso aumenta as chances de comercialização de pequenos negócios, e de faturamento de empreendedores que se preparam para atender às pessoas, da melhor forma e com produtos de qualidade.
Nely Amaral, vendedora autônoma, garantiu que estará presente no “Vem Louvar Pará”. “Participo de eventos gospel sempre que posso. É de suma importância que o governo do Pará proporcione um evento como esse para o povo evangélico, nestes eventos, conseguimos unir louvor, fé e amor para abençoar o nosso Pará", disse ela.
Lideranças religiosas têm destacado a importância do encontro para a comunidade cristã evangélica. Para o pastor Lourival Pereira, um dos organizadores do festival, Belém está preparada para receber grandes eventos como o “Louvor Norte”, que marcou a história de tantas pessoas durante 30 anos consecutivos.
“Realizar um evento dessa magnitude, com o apoio e a realização do Governo do Pará, obviamente se torna um desafio muito mais fácil de ser superado, em função da experiência que o governo já tem de realizar grandes eventos. Belém e o Pará entraram definitivamente na rota dos grandes eventos”, enfatiza o pastor.
Bruno Chagas, secretário adjunto da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), frisa que valorizar a cultura gospel é também fortalecer a diversificação econômica de Belém. “O resultado esperado do 'Vem Louvar Pará' é, para além de proporcionar à população um momento de acesso à cultura gospel, é também dinamizar a economia criativa local, movimentar seus produtores e fazer com que a cidade não perca o ritmo de crescimento e valorização das iniciativas. Por isso, teremos no festival uma área para economia criativa e a cultura alimentar”.
