Governo do Pará entrega material esportivo a adolescentes da Fasepa e fortalece inclusão
Iniciativa é parceria da Seel, Seduc e Fasepa, para promover transformação social
A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) realizou, no auditório do Mangueirão, na segunda-feira (1º), a entrega de materiais esportivos destinados a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, pela Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa). A ação integra o termo de cooperação firmado entre a Seel, Seduc e Fasepa, para promover cidadania, inclusão e transformação social por meio do esporte.
A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Pará com políticas públicas voltadas à ressocialização, assegurando que os socioeducandos acessem atividades esportivas estruturadas e alinhadas a valores como disciplina, respeito e superação.
Durante a programação, os adolescentes também tiveram a oportunidade de conhecer de perto as dependências do Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, incluindo áreas internas e o gramado principal, vivenciando uma experiência inédita e marcante dentro do maior palco esportivo da região Norte.
O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Cássio Andrade, destacou a relevância da ação. “A Seel tem um compromisso permanente com políticas públicas que alcancem pessoas e realidades diferentes".
"O esporte transforma, abre horizontes e devolve perspectivas. Hoje entregamos não apenas materiais, mas oportunidade, reconhecimento e acolhimento. Ver esses jovens dentro do Mangueirão, sentindo esse ambiente, é uma forma de mostrar que eles também pertencem a esse espaço e podem construir novos caminhos”, disse o secretário.
O secretário-adjunto da Seduc, Diego Maia, também ressaltou a importância da união entre as instituições para garantir cidadania e acesso a direitos. “A Seduc, para além das suas ações obrigatórias com o ensino médio, atende também diversos segmentos da educação, uma delas é exatamente a educação de jovens e adultos atendidos pela Fasepa".
"Hoje, a gente atende com time de professores, corpo técnico, alimentação escolar e somar esta cooperação com a Fasepa e, agora, também com a SEEL, é fundamental para que a gente possa providenciar a socialização desses jovens, que também estudantes, mas que precisam também, dentro do seu espaço de tempo, praticar atividades de esporte, lazer, educação, para que muito brevemente possam retornar à convivência social”, pontuou o adjunto Diego Maia
A diretora de Diversidade e Inclusão da Seduc, Ana Cláudia, reforçou que a ação representa um avanço significativo na garantia de direitos dentro da rede pública estadual. “O dia de hoje é importante porque representa uma garantia de direitos. Independentemente da situação em que se encontram, esses jovens são nossos alunos, alunos da rede Seduc".
"Portanto, devemos assegurar o direito à prática esportiva, à educação física e ao lazer. Este momento, articulado em parceria com a Fasepa, a Seduc e a Seel, é fundamental para garantir o acesso às práticas esportivas. A Seduc sente-se honrada em participar deste projeto, que foi construído coletivamente por todos os professores da rede.”
Com a entrega dos materiais e o início das atividades previstas pelo termo de cooperação, Seel, Seduc e Fasepa reforçam o compromisso conjunto de promover inclusão, educação e oportunidades, utilizando o esporte como instrumento de transformação e novas possibilidades de futuro.
