Seduc reúne mais de 10 mil estudantes no maior aulão de revisão para o Enem já realizado no Pará
Megaevento no Mangueirinho reforça preparação para o Enem, reúne alunos da rede pública e privada e conta com motivação do governador e ações de apoio emocional
Mais de dez mil estudantes participaram, nesta sexta-feira (28), do maior "aulão" de reforço já promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). A revisão final para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorreu no ginásio Mangueirinho, em Belém, e reuniu alunos de Belém, Ananindeua e Marituba, municípios que tiveram as datas das provas ajustadas em razão da realização da COP30.
A iniciativa reforça o compromisso do governo do Pará com a preparação dos candidatos, reunindo estudantes das redes pública e privada. Trinta professores da rede estadual ministraram aulas de Linguagens, Matemática, História, Geografia, Química, Biologia, Física e Ciências Humanas.
Mensagem de apoio do governador
O governador Helder Barbalho participou por videoconferência e enviou palavras de incentivo, destacando a importância da organização e do equilíbrio emocional na reta final do Enem. Ele também reforçou a oferta de transporte gratuito nos dias de prova.
"Revisem, mas também descansem a mente. Acordem no horário certo, verifiquem o local de prova e utilizem o transporte gratuito. Estamos trabalhando para que vocês façam uma ótima prova e brilhem. Vocês estão tendo aula com os melhores professores do Pará. A fórmula é simples: os melhores alunos, os melhores professores e nossos futuros universitários", ressaltou o governador.
Maior revisão já organizada pelo Estado
A vice-governadora Hana Ghassan esteve presente e conversou com os estudantes, reforçando o caráter motivacional do evento: “Este 'aulão' não é apenas revisão de conteúdo, mas um incentivo. É a forma de dizer a cada estudante que nós acreditamos neles e em sua capacidade de fazer uma boa prova”, destacou.
O secretário de Educação, Ricardo Sefer, celebrou a dimensão inédita da ação. Segundo ele, além dos estudantes presentes no Mangueirinho, alunos dos 141 municípios que já realizaram o Enem tiveram acesso a uma revisão transmitida por videoconferência no YouTube. "Reunimos cerca de dez mil estudantes. Isso mostra o valor da educação pública e o quanto nossos profissionais têm a contribuir. Sempre digo: o resultado é consequência da dedicação. Faça o seu melhor", apontou.
Apoio emocional e serviços de bem-estar
Além das aulas, o evento ofereceu serviços de massagem, limpeza de pele e apoio psicológico, em parceria com a Faculdade Faci, para auxiliar no controle da ansiedade. O estudante Juvanilson Gusmão, da 3ª série do Ensino Médio, destacou o sonho de cursar Psicologia. "Sinto-me motivado. Essa iniciativa do governo é um impulso para nós", agradeceu.
O professor Alexandre Donato, de Geografia, reforçou a relevância da revisão final e destacou possíveis temas para a prova: "Atenção aos temas ambientais, impactos regionais e globais, conferências ambientais e extremos climáticos, sempre muito presentes no Enem”.
Mayda Sophie Amaral, estudante da Escola Santana Marques, ressaltou o impacto emocional da preparação. “Essa iniciativa dá muita confiança. É uma revisão muito importante para sair bem no Enem”, frisou.
Estrutura e segurança
A segurança foi coordenada pelo Programa Escola Segura da Seduc, com atuação de mais de 100 policiais militares.
Transmissão e continuidade das aulas
O "aulão" foi transmitido ao vivo pelo canal da Seduc no YouTube e pela TV Educativa (canal 7.2). As aulas de reforço seguem sendo exibidas até 5 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h05 e das 14h às 17h05, nos canais do Cemep no YouTube e na TV Educativa.
