Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EXPOSIÇÃO

Mostra nacional do Itaú Cultural “Filmes e vídeos de artistas” chega a Belém

Por Redação - Agência PA (SECOM)
23/07/2015 09h29

O Espaço Cultural Casa das Onze Janelas recebeu na noite desta quarta-feira, 22, a mostra “Filmes e vídeos de artistas”, que traz ao público de Belém 12 obras nacionais produzidas desde a década de 1970 até os dias de hoje. Com curadoria de Roberto Moreira Cruz, a exposição reúne trabalhos que revelam, por suas qualidades estéticas, a relevância da produção brasileira contemporânea de filmes e vídeos de artistas como Anna Bella Geiger, Brígida Baltar, Cao Guimarães, Sara Ramo, Thiago Rocha Pitta e Regina Silveira, entre outros. A visitação fica aberta até o dia 20 de setembro,

A mostra já passou pelas cidades de Curitiba, Brasília, Recife e Belo Horizonte. Para esta edição na capital paraense, Cruz leva ao público a mais recente aquisição do acervo Triunfo Hermético, produzida pelo artista plástico Rubens Gerchman, em 1972.

O secretário de Estado de Cultura, Paulo Chaves, comentou sobre a escolha do local para abrigar a mostra. “A exposição vai ao encontro do objetivo da Casa das Onze Janelas, que é um local pensado para experimentação, para a ousadia, para a arte conceitual. Apesar de ser um espaço centenário, ele também abriga o novo”, diz Sofia Fan, gerente de artes visuais do Itaú Cultural.

Ela também ressalta a sintonia entre as Onze Janelas e o Itáu Cultural: “Para nós, essa parceria com a Casa das Onze Janelas já é sólida, porque é um espaço importante para a difusão da arte contemporânea, e isso está em sintonia com o trabalho que desenvolvemos, de fomento, reflexão, difusão e conservação da arte. Estamos muito felizes em trazer estes trabalhos que dialogam com o público e os artistas de Belém”, revela.

A primeira noite da mostra atraiu um público expressivo, entre estudantes, artistas, professores e outros profissionais. “Achei muito interessante porque nos traz um panorama do cenário da arte contemporânea nacional e por meio dela podemos perceber como nossa produção local dialoga com o restante do país”, diz Rafael Bqueer, estudante do curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Pará (UFPA).