Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Seduc abre vagas para seleção de professores e educadores do ProJovem Campo – Saberes da Terra

Por Redação - Agência PA (SECOM)
23/07/2015 13h39

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) abre as inscrições para professores, educadores, tradutores de Libras, coordenadores de turma e merendeiras interessadas em atuar no programa Projovem Campo - Saberes da Terra. As vagas ofertadas são para contratação imediata e atuação nos municípios de Tracuateua, Augusto Corrêa, Moju, Baião, Dom Eliseu, Tailândia, Goianésia do Pará, Faro, São Miguel do Guamá e Santo Antônio do Tauá. As remunerações variam de R$ 1.240,00 a R$ 3.998,31.

Segundo edital simplificado, publicado pela Coordenação de Educação do Campo, das Águas e da Floresta (Cecaf), da Seduc, no Diário Oficial do Estado do último dia 21, o candidato interessado em participar deverá ter disponibilidade integral ao programa, não ter vínculo com nenhum órgão estadual, municipal e federal e experiência profissional exigida para a área do conhecimento em que irá atuar.

No caso dos educadores, será exigida habilitação em nivel superior, licenciatura ou especialização em educação do campo ou no próprio programa. Para o cargo de professor, a habilitação superior exigida será de Ciências Agrárias ou, excepcionalmente, formação técnica em nivel médio em Ciência Agrária. O profissional que optar pelo cargo de professor acolhedor terá que comprovar nivel médio, na modalidade normal (pedagógico) e conhecimentos básicos em desenvolvimento infantil.

Os coordenadores de turma deverão ter licenciatura plena em Pedagogia, com experiência em coordenação do Projovem Campo – Saberes da Terra ou especialização em Educação do Campo. A exigência para o cargo de merendeira é de nivel fundamental completo e, para tradutor intérprete de Libras, certificação em Pró-Libras ou licenciaturas em Libras. A Seduc informa, ainda, que para professor acolhedor e tradutor de Libras, a contratação vai depender das necessidades de cada município que aderiu ao programa.

Esta é a terceira edição no Pará do ProJovem Campo - Saberes da Terra, e a primeira vez que a Seduc fará a implantação e o gerenciamento dos recursos necessários durante os dois anos de atuação, com material de consumo, contratação profissional, aquisição de alimentação escolar e entrega do material didático pedagógico disponibilizado pelo governo federal.

O ProJovem Campo - Saberes da Terra é um programa nacional de educação de jovens e adultos, que atendam os requisitos do art. 3º da Lei 11.326/2006, na faixa de 18 a 29 anos e que saibam ler e escrever. O programa visa fortalecer e ampliar o acesso e a permanência desses agricultores familiares (jovens e adultos) no ensino, possibilitando a conclusão do nível Fundamental, com qualificação social e profissional.

Para isso, utiliza metodologia diferenciada, desenvolvida por área de conhecimentos e pedagogia da alternância, em que o aluno tem um período de atividades na escola (tempo-escola) e na família ou comunidade (tempo-comunidade).

Segundo cronograma do edital, o resultado preliminar sairá nos dias 3 e 4 de agosto, e nos dias 5 e 6 será o período para interposição de recursos da análise de curriculos e resultado. O resultado final será no dia 10/08 e a convocação dos aprovados para efetivação do contrato nos dias 11 e 12/08.

As inscrições poderão ser feitas a partir das 10h desta sexta-feira, 24, até o dia 2 de agosto pelo site da Seduc, no endereço: www.seduc.pa.gov.br/saberes_da_terraOs selecionados do programa terão, ainda, uma formação continuada em Educação do Campo, promovida pelo Instituto de Ensino Superior (IES), com carga horária de 360 horas, distribuídas em dois anos.