Bombeiros continuam na área atingida por incêndio no Centro Comercial
O Corpo de Bombeiros continua atuando no rescaldo do incêndio que atingiu três lojas e dois casarões na rua Santo Antônio, no Centro Comercial de Belém, durante a madrugada desta quinta-feira, 23. Duas viaturas e 15 homens continuam nos escombros para evitar novos focos de incêndio no local. Além disso, a equipe também mantém a área isolada, como forma de manter a proteção da população. Segundo a análise prévia dos peritos, há risco iminente de desabamento de duas paredes que ficam de frente para as ruas Leão XIII e Gaspar Viana. Todos os moradores já foram orientados a deixar suas casas.
Ainda pouco, em reunião com representantes das Defesas Civil Municipal e Estadual, o proprietário do estabelecimento se comprometeu a fazer todos os esforços necessários para tentar restaurar a estrutura do prédio, que era herança da família. Para isto, a princípio será necessário o escoramento das paredes e o isolamento da área. O procedimento, entretanto, só poderá ser iniciado amanhã. Enquanto isso, a major Aldamilena Costa, do Corpo de Bombeiros, informa que a equipe permanecerá no local para prestar salvaguarda até que sejam dissolvidos todos os riscos de desabamento.
A major informa, ainda, que os peritos da corporação estiveram no local durante a manhã para analisar de forma técnica o que pode ter ocorrido. "Seria muito prematuro para qualquer um de nós afirmamos qualquer possível causa nessa situação. O que podemos afirmar agora é que o fogo foi de grande proporção e que começou por volta de 1 hora da manhã. Somente às 7h conseguimos controlá-lo. Entretanto, somente o laudo, que deve sair em 30 dias, poderá de fato desvendar o que ocasionou o incêndio", reforçou a militar, que acompanha a ação desde o início.
Para controlar as chamas, participaram da ação cerca de 70 militares da corporação, com o apoio de 11 viaturas de incêndio. As ruas estreitas do comércio foram alguns dos desafios encontrados pela equipe. Entretanto, a ação rápida dos homens evitou danos maiores. Além disso, a proximidade do local do incêndio com uma das unidades do Corpo de Bombeiros, que fica na Rua 16 de Novembro, também ajudou no rápido combate ao fogo, já que a primeira equipe chegou no local após cinco minutos do registro da ocorrência.
Por enquanto, todo a área do entorno da Santo Antônio à altura do cruzamento com as ruas Padre Prudêncio, Leão XIII e Gaspar Viana segue isolada. Devido a grande movimentação habitual no Comércio de Belém, a orientação dos Bombeiros é para que tanto pedestres quanto motoristas evitem transitar no entorno, uma vez que o risco de desabamento ainda é iminente. "Essa área só será liberada novamente após o descarte de qualquer risco à população", ressaltou a major Aldamilena Costa.