Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NEGOCIAÇÃO
English Version

Procon Pará promove mutirão para orientação e negociação de dívidas bancárias

Ação segue até o dia 28 de novembro com o objetivo de orientar na negociação de dívidas como cartão de crédito, cheque especial e consignado

Por Igor Oliveira (SEJU)
24/11/2025 15h42

Começou nesta segunda-feira, 24, em Belém e Ananindeua, o Mutirão de Negociação e Orientação Financeira, promovido pela Secretaria de Estado de Justiça (Seju), por meio da Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor do Pará (Procon Pará). O objetivo da ação é orientar consumidores que desejam renegociar dívidas com bancos e instituições financeiras.

O mutirão faz parte de uma iniciativa nacional organizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em colaboração com o Banco Central, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e a Associação Brasileira de Procons (Proconsbrasil), que busca proporcionar condições para a renegociação de dívidas bancárias em atraso.

Podem ser negociadas dívidas no cartão de crédito, cheque especial, consignado ou outras modalidades de crédito com instituições financeiras, desde que sejam contas em atraso, que não estejam prescritas e que não tenham bens dados em garantia, como financiamento de veículos e imóveis.

Gareza Moraes, diretora do Procon Pará

Nesse período, o Procon vai atender apenas demandas essenciais (como água e energia) e as solicitações do mutirão. “O consumidor pode negociar diretamente com a instituição financeira em seu canal oficial ou ainda pelo portal consumidor.gov.br, se o usuário tiver conta nível prata ou ouro. Se ele tiver dificuldade em negociar por esses meios, pode procurar apoio em nossas unidades”, explica Gareza Moraes, diretora do Procon Pará.

Foi o que fez a aposentada Jacirema Carvalho, que procurou ajuda para negociar um débito bancário. “Eu já tinha vindo em outra ação do Procon e gostei da orientação que eles deram, então voltei aqui para me informar melhor e ver se consigo um desconto na minha fatura”. 

Gareza Moraes reforça que o período do mutirão oferece condições especiais para facilitar a negociação de pendências, mas o cliente pode procurar o Procon em qualquer momento para ter apoio nas tratativas com empresas e fornecedores. “O consumidor precisa comprovar identidade e endereço e apresentar os papéis referentes à dívida, como faturas e extratos bancários”, afirma.

O mutirão segue até o dia 28 de novembro

O consumidor que deseja participar deve levar documentos de identificação pessoal, comprovante de endereço e documentos relacionados à dívida como faturas, extratos, notificações, protocolo de atendimento etc, nas seguintes unidades do Procon:

  • Sede do Procon: 
    Funcionamento: 8h às 14h
    Endereço: Rua Municipalidade, 1636, esquina com a Travessa Soares Carneiro, no bairro do Umarizal, Belém/PA.
  • Estação Cidadania - Shopping Pátio Belém 
    Funcionamento: 9h às 14h (distribuição de 10 senhas para atendimento)
    Endereço: Av. Padre Eutíquio, 1078 - Batista Campos, CEP: 66023-710, Belém/PA.
  • Usina da Paz da Cabanagem 
    Funcionamento: 8h às 14h (distribuição de 10 senhas para atendimento)
    Endereço: Avenida Damasco, no 47, próximo à Estrada do Benjamin. Cabanagem - Belém/PA.
  • Usina da Paz do Icuí -Guajará
    Funcionamento: 8h às 14h (distribuição de 10 senhas para atendimento)
    Endereço: Estrada do Icuí-Guajará, s/n, esquina c/ Av. Independência – Icuí-Guajará, Ananindeua/PA
  • Estação Cidadania - Shopping Metrópole
    Funcionamento: 10h às 14h (distribuição de 10 senhas para atendimento)
    Endereço: Rod. BR 316, Km 4, nº 4500, Ananindeua - PA