Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REFERÊNCIA
English Version

Usinas da Paz inspiram projetos e atraem atenção do Brasil e do mundo

Durante a COP30, os complexos de cidadania do Governo do Pará receberam a visita de comitivas interessadas em conhecer de perto o modelo de transformação de comunidades, em Belém e no interior

Por Matheus Rocha (SEAC)
23/11/2025 08h00
Atividade recreativa na piscina da Usina do Bengui: cidadania e lazer

As Usinas da Paz, complexos multifuncionais implantados pelo Governo do Pará com o objetivo de promover inclusão, reduzir a violência e melhorar a qualidade de vida em áreas vulneráveis, têm se consolidado como referência em políticas públicas de cidadania, segurança e transformação social, despertando atenção e servindo como inspiração para projetos no Brasil e em outros países.

Nas últimas semanas, período em que a cidade de Belém recebeu milhares de turistas para a programação da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), os complexos sociais receberam a visita de comitivas de diferentes regiões do Brasil e do exterior, interessadas em conhecer de perto o modelo que vem transformando a realidade de comunidades paraenses.

Durante as visitas, os grupos, formados por gestores públicos, pesquisadores e influenciadores, conheceram a estrutura moderna e funcional das Usinas, que reúnem mais de 70 serviços de cidadania, cultura, esporte, educação, qualificação profissional e mediação social em um único espaço. Para muitos, o modelo paraense já se consolidou como referência de inovação e impacto social.

Usina da Paz Guamá

“A gente vê que é um projeto que realmente funciona. Conhecemos aqui alguns cursos e vimos as turmas inspiradas, e as pessoas saindo daqui cheias de conhecimento. Isso é um grande incentivo. Acho que serve de espelho e modelo para o Brasil todo”, declarou a influenciadora digital brasileira Thaynara OG, durante visita à Usina da Paz do bairro do Guamá, na capital paraense.

Referência nacional e internacional - O sucesso e os resultados alcançados pelas Usinas da Paz na redução dos índices de violência e na geração de oportunidades para as comunidades paraenses têm servido de inspiração para a implantação de projetos semelhantes em outros estados brasileiros e até em outros países.

“Estamos implementando, lá em Porto Alegre (RS), um projeto semelhante e, ao vir a Belém, fiz questão de conhecer a Usina da Paz, um lugar de conhecimento, empreendedorismo e cuidado com as questões sociais. Este é um projeto que deu certo no Pará, e que podemos adaptar”, afirmou o prefeito de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, Sebastião Melo.

“Esta é uma ação de governo que permite trabalhar com as mais distintas comunidades, e entendemos que esse é o caminho. No Uruguai, estamos implementando um projeto parecido e, sem dúvidas, a Usina da Paz é uma referência muito importante para este trabalho”, destacou a ministra de Habitação e Ordenamento Territorial do Uruguai, Tamara Paseyro, ao conhecer a UsiPaz Cabanagem.

Atendimento em saúde na UsiPaz Cabanagem

Intercâmbio cultural e científico - O intercâmbio cultural e de conhecimento promovido durante as visitas também abriu portas para parcerias com instituições de ensino e centros de pesquisa estrangeiros, possibilitando a oferta de cursos, capacitações e programas de formação dentro das Usinas da Paz. As iniciativas buscam ampliar ainda mais as oportunidades educacionais e profissionais para os moradores das comunidades atendidas e inserir o projeto paraense em redes globais de pesquisa e cooperação acadêmica.

UsiPaz Cabanagem

“As Usinas da Paz são equipamentos belíssimos, que oferecem uma incrível variedade de serviços para as pessoas. Estamos muito felizes em apoiar essa missão de levar todos esses valiosos serviços às comunidades aqui em Belém. Certamente, podemos contribuir com as aulas e com os recursos utilizados nos cursos de tecnologia, desenvolvendo novas ideias e serviços que possam ser aplicados nas comunidades”, disse o norte-americano Kent Larson, diretor do MIT City Science, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos.

O pesquisador lidera um grupo que desenvolve trabalhos e pesquisas voltados a explorar novas visões para comunidades urbanas, com foco em melhorar o desempenho social, ambiental e econômico das cidades.

Resultados transformadores - O crescente interesse nacional e internacional reforça o papel das Usinas da Paz como um marco na promoção da inclusão, do desenvolvimento social e do trabalho comunitário. Com resultados expressivos e reconhecimento cada vez maior, o projeto paraense se consolida como uma referência global em transformação social.

Secretária Elieth Braga: modelo inspirador

A secretária de Articulação da Cidadania, Elieth Braga, ressaltou o orgulho ao ver o projeto ultrapassando fronteiras. “As Usinas da Paz mostram que, quando Estado e comunidade caminham juntos, o resultado é transformador. Receber tantas comitivas do Brasil e do mundo confirma que construímos um modelo que inspira e fortalece políticas públicas de cidadania”, assegurou.

Desde 2021, as Usinas da Paz já garantiram mais de 10,9 milhões de atendimentos em diversas regiões do Estado. Atualmente, 18 unidades estão em funcionamento, sendo cinco na capital (Jurunas/Condor, Guamá, Terra Firme, Bengui e Cabanagem) e outras 13 distribuídas entre municípios da Região Metropolitana de Belém e do interior: Ananindeua, Marituba, Benevides, Castanhal, Capanema, Moju, Bragança, São Miguel do Guamá, Abaetetuba, Tucuruí, Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás. Outras 19 Usinas estão em construção e, em breve, novas unidades serão anunciadas.