Estado monta esquema reforçado para o jogo entre Remo e Goiás, no domingo (23)
Mais de 1.500 agentes de segurança serão mobilizados para ações antes, durante e após a partida de futebol, no Estádio Mangueirão. Expectativa de público é de 47 mil pessoas.
O jogo entre Remo e Goiás, válido pela 38ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, no próximo domingo (23), contará com amplo esquema de segurança, coordenado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em parceria com os órgãos de segurança das esferas estadual, federal e municipal. Com público estimado em 47 mil pessoas, a estratégia de segurança será posta em prática desde a abertura dos portões, prevista para às 13h30.
O esquema de segurança pública contará com cerca de 1.500 agentes de segurança atuando de forma integrada, com apoio de mais de 260 viaturas na área do Estádio Olímpico do Pará Jornalista "Edgar Proença", o Mangueirão.
As ações executadas antes, durante e após a partida pretendem garantir ordem e tranquilidade para todos, garante o titular da Segup, Ualame Machado. Segundo ele, “graças ao planejamento meticuloso e à integração de nossas forças de segurança e demais órgãos de fiscalização, montamos um esquema robusto e abrangente, que cobrirá todas as áreas de acesso, entorno do estádio e vias de escoamento. Nosso objetivo é claro: garantir um ambiente seguro e familiar, para que os torcedores possam desfrutar do espetáculo esportivo com tranquilidade. Reforçamos a presença policial em pontos estratégicos e estabelecemos protocolos rigorosos de revista e monitoramento”.
Aporte operacional – Devido à grande presença de público, o aporte operacional estará disponível 4 horas antes do início do jogo, previsto para às 16h30. A partir das 12h30, o efetivo já estará mobilizado para a abertura dos portões do estacionamento e de acesso ao estádio. Não haverá venda no local de tickets de estacionamento e de ingressos. Essas vendas serão antecipadas.
O Centro de Controle e Comando Operacional (CCO) do Mangueirão reunirá os pontos focais de cada força, de onde será possível monitorar as imagens das câmeras instaladas no estádio e no entorno, e assim agilizar as respostas às demandas operacionais, se necessário. Serão utilizadas as imagens de 900 câmeras, entre circuito interno, câmeras do Ciop (Centro Integrado de Operações) e totens de segurança do entorno.
Mobilidade – Agentes do Departamento de Trânsito (Detran) e da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém (Segbel) farão a orientação do trânsito nas vias de acesso ao estádio. Para facilitar o trajeto, no dia do evento as avenidas Júlio Cezar, a partir da Avenida Almirante Barroso e a Doutor Freitas terão o fluxo liberado. Assim, haverá acesso pela Avenida Centenário.
No Mangueirão funcionarão a Delegacia de Proteção ao Torcedor e de Grandes Eventos, e a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), que vão garantir o atendimento e a agilidade nos registros de ocorrências, se necessário. A Delegacia de Atendimento a Adolescentes e a 5ª Seccional Urbana da Marambaia estarão com plantões reforçados.
No policiamento ostensivo, o Batalhão de Polícia de Eventos, responsável pela preservação da ordem pública em grandes eventos, estará em pleno funcionamento na articulação das ações ostensivas da tropa da Polícia Militar. O policiamento montado (RPMont) e pelotões do Batalhão de Polícia de Choque reforçarão o isolamento do estádio.
O Grupamento de Busca e Recaptura (GBR), da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), fará o controle de monitorados às proximidades do estádio, criando uma zona de exclusão para que indivíduos que estejam sob liberdade monitorada não frequentem os espaços próximos ao local da partida de futebol, em casos de impedimentos.
No estacionamento não haverá venda de tickets. A orientação é que o público antecipe as compras nos sites para evitar transtornos. O acesso do público aos estacionamentos ocorrerá por sete portões, que estarão em funcionamento para entrada a partir de 13h, sendo três lado A, pela Avenida Augusto Montenegro, e quatro do lado B, pela Avenida Mangueirão (também conhecida por Transmangueirão).
Integração - Integram as ações planejadas equipes da Segup, por meio das secretarias-adjuntas Operacional e de Inteligência e Análise Criminal; Graesp (Grupamento Aéreo de Segurança Pública) e Ciop; polícias Militar, Civil e Científica; Detran, Corpo de Bombeiros Militar e Seap; Seel (Secretaria de Estado de Esporte e Lazer), Ministério Público e Defensoria Pública; Polícia Federal e órgãos municipais, como Guarda Municipal, Sedcon (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) e Segbel.
