Santa Casa realiza 32 mil atendimentos na área de urgência e emergência obstétrica nos últimos dez meses
A maternidade do hospital, que é porta aberta para gestantes, vem mantendo um atendimento significativo nos últimos meses de 2025
De janeiro a outubro deste ano, a área de Urgência e Emergência Obstétrica (UEO) da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará atendeu 32 mil mulheres. A UEO, que está disponível 24 horas por dia, realiza vários procedimentos nas pacientes que buscam a instituição, entre os quais: Internações obstétricas, internações de ginecologia, além de atendimentos com medicações e encaminhamentos para outros hospitais.
Nestes últimos dez meses, a maternidade do hospital realizou 8.499 partos (entre normais e cesáreos). Uma média de 850 partos por mês. Para a gerente da maternidade, Marília Gabriela, a Santa Casa do Pará é uma instituição essencial para a saúde materna na região Norte do Brasil. Com mais de 300 anos de existência, tornou-se referência no cuidado e na assistência especializada à gestação de alto risco, acolhendo mulheres de todo o Estado.
”Funcionando 24 horas por dia, todos os dias do ano, a instituição conta com um serviço de urgência e emergência obstétrica de porta aberta, garantindo acolhimento imediato e atendimento a toda mulher com intercorrências no período gravídico-puerperal. Além disso, conta com diversos cenários de assistência ampliada, para gestantes de alto risco, fortalecendo a segurança e a qualidade da atenção materno-infantil”, informa Marília.
”A Santa Casa de Misericórdia do Pará permanece como símbolo de dedicação e compromisso social. Para manter essa excelência é necessário um cuidado especial. E esse cuidado inicia durante a orientação pré-natal, incluindo a vinculação das pacientes a suas respectivas maternidades, evitando assim a centralização do atendimento de gestantes de risco habitual nesta maternidade de forma a garantir leitos e assistência segura para gestantes de alto risco”, pontua a gerente.
Para o presidente da Santa Casa, Bruno Carmona, a instituição reafirma o compromisso de ser a maior maternidade do Estado do Pará, a qual oferece um atendimento qualificado 100% SUS, através da certificação nacional pela ONA 3 em nível de excelência e internacional pela Qmentum nível Platinum. "Atendemos o serviço de obstetrícia para gestantes todos os dias do ano, de forma ininterrupta, com excelência assistencial e de forma humanizada, assim como somos referência no atendimento de gestante de alto risco", observa.
O gestor também reitera o importante papel da Central Estadual de Regulação da Sespa: "Todos os atendimentos do hospital são regulados pela Secretária de Estado da Saúde do Pará, onde as consultas são eletivas e todas as pacientes são atendidas dentro de um fluxo normal de atendimento, garantindo maior conforto e assistência especializada".
Texto: Samuel Mota
