Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Setur lança edição especial do Passaporte Pará no Pavilhão-Municípios na COP30 e em atrativos turísticos de Belém

O passaporte propõe uma missão especial visitar os principais atrativos turísticos da capital paraense, colecionar carimbos e celebrar o orgulho de viver a Amazônia

Por Sâmia Maffra (SETUR)
18/11/2025 21h00

Um convite a uma jornada de descobertas por Belém, inspirado no espírito da viagem e da preservação de memórias. Esse é o objetivo do Passaporte Pará, edição especial COP30, que está sendo distribuído no estande do Governo do Estado no Pavilhão Pará-Municípios na COP30 e também no Aeroporto Internacional de Belém, EN- zone, Estação das Docas, Solar da Beira, até dia 21 de novembro.

O passaporte propõe uma missão especial visitar os principais atrativos turísticos da capital paraense, colecionar carimbos e celebrar o orgulho de viver a Amazônia. Além do Pavilhão Municípios, os carimbos podem ser adquiridos em 11 pontos, são eles: Mercado do Ver-o-Peso, Solar da Beira,Estação das Docas,Mangal das Garças, Complexo Feliz Lusitânia, Theatro da Paz, Espaço São José Liberto,Museu Emílio Goeldi, Aeroporto Internacional de Belém (PIT), parque Estadual do Utinga, Complexo Porto Futuro, Casa Pará / En-Zone Amazônia.

A cada ponto visitado, o participante ganha um carimbo no passaporte. Ao completar as metas da missão, pode resgatar bottons colecionáveis que simbolizam diferentes experiências do turismo paraense. São 4 modelos no total, três distribuídos ao longo da missão e um exclusivo do Pavilhão Pará- Municípios na COP30.

O secretário da Setur, Eduardo Costa, destaca o Passaporte Pará como uma iniciativa estratégica que reforça o compromisso com a valorização do turismo no estado. " O Passaporte Pará não é apenas um documento simbólico é uma ferramenta de estímulo à descoberta das nossas riquezas. Através dele, queremos incentivar os paraenses e visitantes a conhecerem e registrarem suas experiências nos atrativos turísticos", frisou.

A diretora de produtos turísticos da Setur, Alessandra Pamplona, explica que o Passaporte Pará é um material promocional do Governo do Estado que convida moradores e visitantes a conhecerem de forma leve e interativa os atrativos do Estado. "Agora na COP30, lançamos uma edição especial dedicada à Belém, com foco nos principais equipamentos turísticos. Além de estimular a circulação pela cidade, essa versão traz bonificações exclusivas que se transformam em lembranças afetivas de um momento histórico para o nosso estado. É uma forma simbólica de celebrar o protagonismo do Pará na COP30", disse.

Turismo com identidade e pertencimento

A iniciativa foi bem avaliada pelo estudante, Davi Brasil, natural de Castanhal, que já garantiu o passaporte durante visita ao Pavilhão dos Municípios. "Achei muito interessante, esse passaporte nos instiga a visitar os pontos turísticos, conseguir os carimbos, conhecer o que Belém tem de melhor", comentou.

Adilson Lima, que atualmente vive em Salinópolis devido ao trabalho como diretor de cultura do município, também já adquiriu seu exemplar do Passaporte Pará no estande da Setur do Pavilhão. 

Para ele, a ativação gera uma sensação de orgulho em ser paraense. "Essa iniciativa é super importante, para passar o sentimento de pertencimento, que todos esses atrativos incríveis são nossos, para mostrar para quem não conhece, para amigos de fora, para paraenses que estão muito tempo longe. Então, isso vai me dar uma certificação, uma propriedade, de passar para eles o que está acontecendo, de que forma está acontecendo, o que foi entregue para Belém", sinalizou. 

COMO PARTICIPAR

O visitante pode retirar gratuitamente o passaporte em qualquer ponto participante ou no Pavilhão Pará – Municípios na COP30. Ao visitar as atrações selecionadas, o interessado tem que procurar o selo “Passaporte Pará” no site Visit Pará. Em cada local, solicitar o carimbo no seu passaporte a cada visita e ao atingir as metas da missão, retirar o bottom correspondente.

No Pavilhão Pará – Municípios na COP30, ao carimbar seu passaporte, o participante garante o botton exclusivo, conforme disponibilidade.