Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Profissionalismo e solidariedade tornam possível mais um transplante renal no HRPA

O órgão, captado no Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém, foi transplantado para um paciente de Marabá

Por Governo do Pará (SECOM)
18/11/2025 13h49

Um transplante renal realizado este mês no Hospital Regional Público do Araguaia (HRPA), em Redenção, é mais um capítulo que vem se somar à série de procedimentos bem sucedidos que fazem parte da história da unidade.

O reconhecimento do HRPA já é consolidado em transplantes renais, através de notícias e  avaliações que vêm destacando o sucesso dessas operações, inclusive com a realização de múltiplos transplantes em intervalos muito curtos de tempo.

As avaliações de familiares de pacientes e profissionais testemunham as transformações que acontecem na vida de pacientes renais crônicos, que, através de um transplante renal, recuperam a qualidade de vida após anos de hemodiálise.

Desta vez, o momento esperança e transformação chegou para o paciente Georger Verner de Lima Moraes, de 35 anos. Georger vinha enfrentando dois anos em hemodiálise em Marabá (PA), quando recebeu a tão esperada ligação, que informava haver um órgão compatível para o transplante. Uma viagem de 400 km de sua cidade até Redenção foi a etapa final da jornada para realizar o transplante e iniciar uma nova vida.

Cada vez que um procedimento desses acontece no HRPA, uma grande rede de solidariedade e profissionalismo entra em cena. O órgão utilizado neste transplante renal realizado no HRPA  veio de Santarém, no oeste do Pará, e foi transportado por aeronave do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp). O rim foi captado no Hospital Regional do Baixo Amazonas, naquele município, após a autorização da família do doador.

Vale a pena registrar que o Pará é o único Estado do Brasil que possui um serviço aeromédico dedicado 24 horas, exclusivamente para o sistema de transplantes, o que é fundamental para a logística de distribuição de órgãos em seu grande território.

Da parte do HRPA, a presteza, competência e dedicação das equipes médicas e de enfermagem envolvidas nos procedimentos, confirmam o profissionalismo da instituição. Por isso, os transplantes no HRPA são predominantemente positivos, consolidando o histórico de sucesso, além da renovação da esperança de vida para os pacientes, e do prestígio do hospital como um centro de referência em saúde pública no Pará.

Fica evidente o papel indispensável da conscientização de doadores de órgãos e familiares, que podem tornar possíveis histórias reais de esperança e renovação de vidas.   

O Hospital Regional Público do Araguaia é uma instituição do Governo do Pará, que atende 100% através do SUS, e é administrado pela Associação de Saúde, Esporte, Lazer e Cultura  - Aselc. 

O sucesso contínuo do programa de transplantes do HRPA é frequentemente mencionado como uma referência em nefrologia na região sul do Estado, que tem como pontos altos, o comprometimento em oferecer assistência de qualidade, atendimento humanização e acesso a procedimentos de alta complexidade para toda a região. 

Texto: Ricardo Gomes - Ascom HRPA