Profissionalismo e solidariedade tornam possível mais um transplante renal no HRPA
O órgão, captado no Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém, foi transplantado para um paciente de Marabá
Um transplante renal realizado este mês no Hospital Regional Público do Araguaia (HRPA), em Redenção, é mais um capítulo que vem se somar à série de procedimentos bem sucedidos que fazem parte da história da unidade.
O reconhecimento do HRPA já é consolidado em transplantes renais, através de notícias e avaliações que vêm destacando o sucesso dessas operações, inclusive com a realização de múltiplos transplantes em intervalos muito curtos de tempo.
As avaliações de familiares de pacientes e profissionais testemunham as transformações que acontecem na vida de pacientes renais crônicos, que, através de um transplante renal, recuperam a qualidade de vida após anos de hemodiálise.
Desta vez, o momento esperança e transformação chegou para o paciente Georger Verner de Lima Moraes, de 35 anos. Georger vinha enfrentando dois anos em hemodiálise em Marabá (PA), quando recebeu a tão esperada ligação, que informava haver um órgão compatível para o transplante. Uma viagem de 400 km de sua cidade até Redenção foi a etapa final da jornada para realizar o transplante e iniciar uma nova vida.
Cada vez que um procedimento desses acontece no HRPA, uma grande rede de solidariedade e profissionalismo entra em cena. O órgão utilizado neste transplante renal realizado no HRPA veio de Santarém, no oeste do Pará, e foi transportado por aeronave do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp). O rim foi captado no Hospital Regional do Baixo Amazonas, naquele município, após a autorização da família do doador.
Vale a pena registrar que o Pará é o único Estado do Brasil que possui um serviço aeromédico dedicado 24 horas, exclusivamente para o sistema de transplantes, o que é fundamental para a logística de distribuição de órgãos em seu grande território.
Da parte do HRPA, a presteza, competência e dedicação das equipes médicas e de enfermagem envolvidas nos procedimentos, confirmam o profissionalismo da instituição. Por isso, os transplantes no HRPA são predominantemente positivos, consolidando o histórico de sucesso, além da renovação da esperança de vida para os pacientes, e do prestígio do hospital como um centro de referência em saúde pública no Pará.
Fica evidente o papel indispensável da conscientização de doadores de órgãos e familiares, que podem tornar possíveis histórias reais de esperança e renovação de vidas.
O Hospital Regional Público do Araguaia é uma instituição do Governo do Pará, que atende 100% através do SUS, e é administrado pela Associação de Saúde, Esporte, Lazer e Cultura - Aselc.
O sucesso contínuo do programa de transplantes do HRPA é frequentemente mencionado como uma referência em nefrologia na região sul do Estado, que tem como pontos altos, o comprometimento em oferecer assistência de qualidade, atendimento humanização e acesso a procedimentos de alta complexidade para toda a região.
Texto: Ricardo Gomes - Ascom HRPA
