Policlínica do Lago de Tucuruí consolida atendimento renal com estrutura moderna
Com acolhimento especializado, o serviço garante conforto, segurança e motiva pacientes que não precisa mais viajar longas distâncias para ter assistência
A Policlínica do Lago de Tucuruí já faz parte da rotina da região e se consolidou como referência no atendimento aos pacientes renais. Com uma estrutura moderna, tecnologia de ponta e uma equipe especializada em terapia renal substitutiva, a unidade garante um tratamento seguro, contínuo e humanizado para quem depende da hemodiálise.
Maria da Luz, moradora de Tucuruí na região do Lago, lembra bem dos anos que precisava viajar 270km até Marabá aproximadamente quatro horas de viajem para ter o tratamento de hemodiálise. Eram dias que começavam cedo e só terminavam à noite.
“Era difícil. A gente se desgastava demais. Agora, com a Policlínica de Tucuruí, tudo mudou para melhor. Faço o tratamento praticamente em casa. Saio de manhã e, na hora do almoço, já estou de volta”, conta Maria da Luz, com o alívio de quem tem qualidade de vida.
A mesma sensação acompanhou também Limarcos de Freitas, morador de Novo Repartimento, na região do Lago, que antes precisava ir até Marabá ou Belém para manter o tratamento. “A Policlínica veio como uma grande melhoria para nós. Ganhamos mais conforto, mais descanso e não precisamos mais enfrentar viagens tão cansativas. Aqui temos profissionais capacitados, que atendem com dedicação e amor”, explicou.
A unidade do Governo do Pará conta com 60 pacientes renais regulares, que se revezam em 30 equipamentos de hemodiálise, sendo 28 máquinas na sala branca e duas na sala amarela. As sessões acontecem de segunda a sábado, em dois turnos, oferecendo cobertura adequada à demanda regulada, com segurança para quem depende do serviço.
Impactos
Desde sua inauguração em junho de 2022, o serviço de hemodiálise da Policlínica tem provocado mudanças profundas na vida dos pacientes da região. Um dos exemplos é Maria Helena Bezerra, que chegou a considerar deixar a cidade por falta de atendimento. Com a implantação do serviço em Tucuruí, tudo mudou.
“Não precisei sair da minha casa, do meu conforto, para fazer o tratamento. Venho para a diálise e volto para a minha residência. Agradeço muito à equipe e à direção que nos tratam tão bem e oferece todo o suporte possível para o tratamento”, destaca.
O cuidado, porém, não se limita ao procedimento clínico. Ele se estende à prevenção, ao apoio emocional e às ações educativas que chegam até a sala de hemodiálise. Cristina Silva, moradora de Tucuruí, destaca como esse olhar ampliado faz diferença.
“Só tenho a agradecer à equipe pelas ações que realizam, como as orientações educativas e as informações de saúde que recebemos aqui mesmo. Isso nos deixa mais tranquilos, bem informados e confiantes durante o tratamento”, afirma.
Na Policlínica Lago de Tucuruí, o serviço traz esperança de vida aos usuários. Desde o início do ano já foram realizadas mais de 5 mil sessões de hemodiálise o que mostra a relevância e o impacto desse serviço para a região.
Serviço:
A Policlínica Lago de Tucuruí é uma unidade do Governo do Estado do Pará, gerenciada pelo Instituto de Saúde Social Saúde e Ambiental da Amazônia (ISSAA), oferecendo atendimento especializado e humanizado, com foco na prevenção, diagnóstico precoce e acompanhamento integral das condições de saúde da população.
A unidade é totalmente pública, com todos os atendimentos sem nenhum custo aos usuários. Está localizada na Avenida Raimundo Veridiano Cardoso, nº 1008, no bairro Santa Mônica.
Texto de Ederson Oliveira
