Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE E REABILITAÇÃO
English Version

Fisioterapia do HGT amplia cuidados integrados e atendimentos em áreas verdes

Serviço de fisioterapia ultrapassou 17 mil atendimentos em 2025, com ações nas clínicas, espaços verdes e Centro de Hemodiálise

Por Andrey Silva (HGT-Tailândia)
18/11/2025 10h51

O Hospital Geral de Tailândia (HGT) vem fortalecendo o cuidado multiprofissional oferecido aos pacientes internados, com destaque para o serviço de Fisioterapia, que neste ano já ultrapassou 17 mil atendimentos. Além do trabalho diário nos leitos das Clínicas e na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), a equipe passou a incorporar práticas de reabilitação em espaços verdes da unidade, promovendo bem-estar associado à sustentabilidade, durante o processo de recuperação.

A iniciativa faz parte de uma proposta que busca aliar mobilidade, humanização e estímulos sensoriais, utilizando áreas externas do hospital como ambientes terapêuticos. De acordo com a equipe, atividades ao ar livre contribuem para redução do estresse, melhora do humor, engajamento nas terapias e ampliação da autonomia funcional dos pacientes.

A fisioterapeuta, Fernanda Cordeiro, explica que a ampliação dos cenários terapêuticos representa um avanço na qualidade da assistência. “A fisioterapia tem buscado estratégias que beneficiem o paciente com atividades realizadas nos espaços verdes que reforçam nosso compromisso com uma reabilitação mais humanizada. A proposta é melhorar prognósticos, reduzir complicações e contribuir para uma recuperação mais leve e acolhedora”, afirmou a profissional.

Atendimentos diários e busca ativa
O serviço de fisioterapia do HGT mantém atendimentos diários em todas as Clínicas de Internação — Clínica Médica, Pediátrica, Cirúrgica e Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) — por meio de busca ativa e acompanhamento contínuo dos pacientes que necessitam de intervenções motoras ou respiratórias. As ações incluem mobilizações, exercícios terapêuticos, prevenção de sequelas, melhora da força e da funcionalidade e suporte aos familiares no momento da alta.

Projeto no Centro de Hemodiálise
Outra iniciativa que vem se destacando é o projeto desenvolvido no Centro de Hemodiálise do HGT. Uma vez por semana, a equipe de fisioterapia realiza atendimentos específicos para os pacientes que realizam hemodiálise, oferecendo exercícios adaptados para melhoria da circulação, redução de dores, fortalecimento muscular e promoção do bem-estar durante o tratamento.

Aprovação - O paciente Lucivan Carvalho, 40 anos, está internado há 24 dias na Clínica Médica do HGT. Morador de Tailândia, ele ressaltou que o trabalho realizado pela equipe de fisioterapia tem contribuído diretamente para sua autoestima e para a manutenção da funcionalidade durante o período de internação.

“Estou internado há 24 dias e só tenho a agradecer ao trabalho da fisioterapia. Elas fazem exercícios com a gente no leito, mantêm o corpo ativo e ainda levam para a área externa quando possível. Já fui à horta e participei até de uma tarde de atividades, que ajudou muito na minha recuperação e na minha mente. Esses momentos ao ar livre fazem diferença para quem passa tantos dias internado”, destacou o paciente.

Dados - Somando as ações realizadas nas enfermarias, na UCI, nos espaços verdes e no Centro de Hemodiálise, o serviço de fisioterapia do HGT vem ampliando seu alcance. Em 2024, a equipe ultrapassou 15 mil atendimentos. Em 2025, mais de 17 mil intervenções já foram registradas, representando um aumento de cerca de 13%, o que reforça o compromisso da unidade com práticas de reabilitação eficazes e humanizadas.

Serviço:
O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e fica na avenida Florianópolis, s/n, Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-31210.