Uepa destaca soluções para energia, indústria e transporte na COP30
Painel no Pavilhão Pará apresentou estudos sobre eficiência energética, descarbonização e mobilidade urbana, reforçando o papel da Universidade na transição sustentável
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) participou, nesta sexta-feira (14), do painel “Articulação de Energia, Indústria e Transporte para um Futuro Sustentável”, programação no Pavilhão Pará, na Green Zone da COP30.
O encontro foi coordenado pela professora Mariana Carneiro, abordando experiências voltadas à inovação nos processos industriais, com ênfase na economia circular, eficiência de recursos e redução dos impactos ambientais. "Pudemos apresentar um pouco das soluções desenvolvidas pela Universidade do Estado para inovações na indústria, com foco em energética, em eficiência de recursos, mostrando um pouco das pesquisas nessa temática", explicou a docente.
Ela acrescentou que "as pesquisas trataram de mobilidade urbana, gestão energética, estratégias para descarbonização da cadeia produtiva e também a relação dessas estratégias com o fato social, com a melhoria da qualidade de vida, evitando novos desastres extremos”.
Compromisso - O debate também destacou os benefícios sociais, como geração de empregos verdes e melhoria da saúde e segurança dos trabalhadores, reforçando o compromisso com um desenvolvimento mais sustentável e justo.
“Trazer essas pesquisas para a COP30 mostra que a Amazônia produz conhecimento estratégico para orientar políticas públicas. A troca de experiências aqui no Pavilhão Pará evidencia que precisamos de inovação com responsabilidade, sempre considerando as pessoas e os territórios", disse Lucas Ribeiro, estudante de pós-graduação que acompanhou a programação.
