Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESTAQUE NACIONAL
English Version

Usinas da Paz são inspiração para projetos de cidadania no Brasil

Comitiva da Prefeitura de Porto Alegre aproveitou estadia em Belém para conhecer de perto a estrutura e as iniciativas das UsiPaz em diversas áreas

Por Matheus Rocha (SEAC)
14/11/2025 13h23

O projeto das Usinas da Paz, que tem transformado a realidade de diversas comunidades paraenses, segue ganhando destaque nacional. Nesta sexta-feira (14), o prefeito de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, Sebastião Melo, realizou uma visita à Usina da Paz do bairro do Guamá, em Belém, onde conheceu as ações que tornaram a iniciativa do Governo do Estado do Pará uma referência em políticas públicas voltadas à cidadania, segurança, inclusão social e oferta de serviços essenciais.

A comitiva gaúcha percorreu diversos espaços da Usina, conhecendo de perto a estrutura dos complexos de cidadania e as iniciativas nas áreas de educação, cultura, esporte, tecnologia, assistência social, lazer e segurança comunitária. O interesse do município de Porto Alegre é implantar um projeto inspirado no modelo paraense, adaptando-o à realidade local.

“Estamos implementando, lá em Porto Alegre, um projeto semelhante e, ao vir a Belém, fiz questão de conhecer a Usina da Paz, um lugar de conhecimento, empreendedorismo e cuidado com as questões sociais. Vemos que o Brasil tem jeito, mas isso passa por melhorar a educação e cuidar das periferias. Agradeço muito a receptividade. É muito bom comparar o Brasil com o Brasil e ver o que há de melhor. Este é um projeto que deu certo no Pará e que podemos adaptar”, declarou o prefeito da capital gaúcha, Sebastião Melo.

A visita marca mais um passo na expansão da influência do projeto paraense, que já recebeu delegações de diversos Estados e países interessados em conhecer e replicar suas práticas. Para a gestão das Usinas da Paz, o intercâmbio entre governos fortalece a disseminação de políticas públicas inovadoras e reforça o compromisso do Pará em ser referência nacional em transformação social, como afirma a secretária de Articulação da Cidadania do Pará, Elieth Braga.

“É muito gratificante ver gestores de outras regiões do Brasil olhando para o nosso modelo como uma inspiração para políticas públicas de cidadania, inclusão e desenvolvimento social. As Usinas da Paz mostram que, quando o Estado se faz presente de forma integrada e humana, a comunidade responde com participação, esperança e novas oportunidades. Ficamos felizes em compartilhar essa experiência e acreditamos que iniciativas como esta podem florescer em todo o país”, declarou a gestora.

Usinas da Paz – As Usinas da Paz são complexos de cidadania implantados pelo Governo do Pará com o objetivo de promover inclusão social, reduzir a violência e melhorar a qualidade de vida da população em áreas vulneráveis.

O projeto faz parte do Programa Territórios Pela Paz (TerPaz), iniciado em 2019, e, desde outubro de 2021, quando foi inaugurada a primeira Usina, já garantiu mais de 10,9 milhões de atendimentos em diversas regiões do Estado, com mais de 70 tipos de serviços gratuitos oferecidos em áreas como saúde, educação, esporte e lazer, capacitação profissional, arte e cultura, inclusão digital, além de atividades voltadas à sustentabilidade e ao empreendedorismo.

Atualmente, estão em funcionamento 18 Usinas da Paz, sendo cinco na capital (Jurunas/Condor, Guamá, Terra Firme, Bengui e Cabanagem) e outras treze em municípios da Região Metropolitana de Belém e do interior: Ananindeua, Marituba, Benevides, Castanhal, Capanema, Moju, Bragança, São Miguel do Guamá, Abaetetuba, Tucuruí, Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás. Outras 19 unidades seguem em construção e, em breve, serão entregues a comunidades de diversas regiões do Pará.