Seju promove capacitação sobre prevenção ao uso de drogas em São Miguel do Guamá
Encontrou destacou a importância de estratégias sustentáveis e inclusivas na prevenção à dependência química
A Secretaria de Estado de Justiça (Seju) realizou, nesta quinta-feira (13), uma ação de capacitação voltada à prevenção do uso de drogas no município de São Miguel do Guamá, no Nordeste paraense. A iniciativa, promovida pela Coordenadoria de Prevenção, Tratamento e Redução do Uso de Drogas (Cenpren) da Seju, contou com a participação de representantes da sociedade civil e profissionais da rede intersetorial, com o objetivo de sensibilizar e alertar sobre os riscos da dependência química.
Com o tema “Estratégias sustentáveis para a prevenção ao uso de drogas na perspectiva da Justiça e Igualdade”, o encontro abordou estratégias de prevenção, destacando os fatores de risco, como vulnerabilidades sociais, conflitos familiares e influência do ambiente, e os fatores de proteção, como o fortalecimento dos vínculos familiares, o acesso à educação, à cultura, ao esporte e à informação.
"As atividades são conduzidas para promover aprendizado e reflexão sobre as práticas de prevenção realizadas na comunidade. Esse tipo de debate é fundamental para que possamos construir estratégias mais eficazes para evitar o uso de drogas, especialmente entre os mais jovens", explica o gerente de redução de danos da Cenpren, Mateus Garcia.
Compromisso coletivo - A capacitação busca ainda aprimorar as ações conjuntas entre as políticas públicas, fortalecendo o compromisso coletivo com a promoção da saúde. O secretário adjunto de educação do município, Deuzimar Dantas, destaca o diálogo promovido sobre os efeitos da dependência química.
“Foi um momento para refletir sobre a sociedade e as consequências do uso de drogas lícitas e ilícitas e suas consequências para as pessoas dependentes, com os órgãos presentes debatendo sobre o assunto para se ter um olhar diferenciado sobre o tema e, assim, reforçar o trabalho conjunto”, frisou.
Já a servidora da Secretaria de Assistência Social de São Miguel do Guamá, Lionete Santos, reforçou a importância dos fatores de proteção contra os riscos das drogas. “É importante que a rede intersetorial fortaleça ações voltadas à valorização dos vínculos familiares, acesso à educação, oportunidades de lazer, cultura e esporte”, observou.
