Detran intensifica presença nas vias na primeira semana da COP30
Agentes atuam em 11 pontos para organizar o trânsito da cidade
A organização e a fluidez no trânsito de Belém, especialmente na área do Parque da Cidade, estão entre os principais desafios estruturais da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). Nesta primeira semana oficial do evento, os agentes de fiscalização do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) intenficam a presença nas vias da capital onde há pontos de bloqueio.
Na área da Green Zone, o movimento de pessoas e veículos é intenso o dia todo. A todo momento, os participantes da COP30 e os moradores de Belém que apenas passam pelo local, procuram os agentes do órgão em busca de orientação, principalmente sobre os locais permitidos para estacionar e também para se deslocar para outros pontos da cidade. Pelo menos 10 agentes estão espalhados somente na avenida Senador Lemos, na área de acesso à Green Zone, para auxiliar tanto as pessoas que chegam de carro, como os pedestres.
O motorista de aplicativo, Rafael Silva, diz que está recebendo diversas chamadas de clientes para a COP e que, apesar da intensidade no trânsito desde o início da Conferência, a atuação do Detran está sendo um diferencial na mobilidade. “Está sendo ótimo até pra evitar confusões e acidentes. A orientação do Detran está sendo bastante proveitosa para melhorar o fluxo de veículos nas ruas de Belém”, comenta.
Outro reforço do efetivo de agentes se concentra no entorno de toda a área da Blue Zone, onde as vias estão bloqueadas totalmente ou parcialmente. Os agentes auxiliam no tráfego de veículos, principalmente na identificação os veículos credenciados para a COP e no desbloqueio de vias onde o trânsito está liberado. “O objetivo maior é garantir segurança dos pedestres que estão acessando o evento e fazer o trânsito fluir para as vias não bloqueadas”, informa o agente de fiscalização do Detran, Walisson Souza.
Ele alerta para a travessia de pedestres nos semáforos inteligentes instalados em diversos pontos da cidade. “Os semáforos estão em modo intermitente, ou seja, em alerta. O pedestre pode acionar o botão preto de led azul instalado na estrutura do equipamento para abrir o tempo de travessia a qualquer momento, e também, levantar a mão indicando que deseja atravessar, situação em que os veículos são obrigados a parar”, detalha o agente. Em todos esses pontos há sempre um agente do Detran ou da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém (Segbel) para orientar a travessia.
A operação de bloqueio e desbloqueio com patrulhamento e controle de fluxo das vias acontece em pelo menos 11 pontos de Belém, entre eles, as avenidas Senador Lemos, Dr. Freitas, Duque de Caxias, Almirante Barroso e Perimetral, além da passagem São Luís e rua 02 de Dezembro, próximo à ponte de Outeiro.
Todo o comando operacional ocorre de forma integrada com a Segbel, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e Guarda Municipal a partir da Central de Trânsito, coordenada pelo Detran no entorno do Parque da Cidade. A estrutura foi instalada em área estratégica para garantir pronto atendimento à população, controlar o sistema semafórico, apoiar as equipes que atuam nas vias e nas escoltas. "Até o momento, a operação flui com intensidade sem maiores intercorrências nos 11 pontos de atuação”, explica a agente de fiscalização do Detran, Malu Batista.
