Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INOVAÇÃO E MEIO AMBIENTE
English Version

PCT Guamá firma acordo com o Ideas, instituição que reúne países do BRICS

Parceria foca em ações como educação e capacitação em inteligência artificial, hidrogênio verde, fertilizantes verdes, biocombustíveis, entre outras áreas

Por Governo do Pará (SECOM)
12/11/2025 10h54
Fundação Guamá, representante do PCT GUamá, firma acordo com Instituto para Economia Digital e Sistemas Artificiais (Ideas)

O compromisso prevê o desenvolvimento de projetos estratégicos no ecossistema do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, com foco iniciativas como educação e capacitação em inteligência artificial, hidrogênio verde, fertilizantes verdes, biocombustíveis, mobilidade elétrica e soluções industriais de baixo carbono. O acordo foi assinado, na terça-feira (11), pelo Instituto para a Economia Digital e Sistemas Artificiais (Ideas) e a Fundação Guamá, instituição que faz a gestão do complexo, durante a programação da Tech Zone, evento sediado no parque durante a COP 30. 

Ruslan Proklov, vice-reitor adjunto da Lomonosov Moscow State University, e integrante do IDEAS, enfatizou a importância da cooperação com o ambiente de inovação paraense. “O parque científico e tecnológico aqui no Pará desempenha um papel muito forte. A região amazônica tem potencial para pesquisa e inovação de nível mundial; essa é uma área única para fazer pesquisa, desenvolver tecnologias novas e sustentáveis, e realizar projetos. É um patrimônio mundial de riqueza natural, e nós também queremos fazer parte desse patrimônio.”

O propósito é aproximar o PCT Guamá e o ecossistema de inovação da China, promovendo intercâmbio de conhecimentos e desenvolvimento de startups no ecosssistema Chinês nas áreas de economia digital, inteligência artificial e inovação sustentável. “O PCT vai expandir o seu hub de cooperação internacional dentro de parcerias com o instituto por meio de chamadas em conjunto para startups que pretendem acessar o ecossistema Chinês, então nós vamos entrar nesse desenho, combinando a expertise deles em mercados de grande escala e transferência de tecnologia. Esse modelo que já consolidado será replicado para o nosso ecossistema,  sendo o PCT o principal hub parceiro na região Amazônica.  Estamos focados em ações práticas, e a partir de fevereiro vamos começar a discutir as chamadas integradas para a seleção de uma primeira startup que será incubada no IDEAS, na China”, explicou João Weyl, diretor presidente da Fundação Guamá.

A parceria representa um avanço importante para fortalecer os laços internacionais de pesquisa, inovação e desenvolvimento de negócios, conectando a Amazônia e o restante do Brasil às novas dinâmicas tecnológicas globais promovidas no âmbito dos BRICS, grupo de cooperação formado por países que se tornaram economias emergentes de destaque no cenário mundial.

Parceria para o desenvolvimento sustentável
O Ideas será responsável pela elaboração de planos de trabalho, com a definição das ações conjuntas a serem implementadas. O primeiro plano deverá ser apresentado em até 30 dias e trará as metas, as obrigações de cada instituição e os recursos necessários para a execução das atividades.

O foco principal é criar soluções inovadoras que estimulem a transição energética e a economia verde, fortalecendo o ecossistema de inovação da Amazônia. As ações de cooperação poderão abranger iniciativas propostas de acordo com o interesse e a viabilidade das instituições.

Por exemplo, energia sustentável, com desenvolvimento de produtos e serviços inovadores; Transferência de tecnologia e know-how entre os parceiros; Pesquisa aplicada e inovação industrial com foco em baixo carbono; Formação de capital humano por meio de programas de educação e capacitação em inteligência artificial e economia digital; Organização e participação em eventos científicos, culturais e acadêmicos; Projetos colaborativos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) em temas de interesse mútuo, são áreas prioritárias dos trabalhos.

Compromisso com a inovação
A expectativa é que a cooperação impulsione a criação de soluções sustentáveis, favoreça a transferência de conhecimento e fortaleça novas oportunidades de negócios verdes na Amazônia e em outras regiões do Brasil.

A parceria firmada terá duração inicial de dois anos e reforça o compromisso das instituições com a inovação tecnológica, o desenvolvimento sustentável e a cooperação internacional. Com o PCT Guamá como ambiente de referência, o acordo abre novas possibilidades para a criação de soluções como modelos de negócios alinhados à economia de baixo carbono.

O Ideas está sediado no Parque de Incubação de Ciência e Inovação China-BRICS, em Xiamen, na China, com um foco particular no desenvolvimento e integração entre os países do BRICS e parceiros. “O Brasil tem muitos projetos nas áreas da ciência, educação e inovação, assim como a Rússia e a China. A China se tornou o principal parceiro comercial do Brasil, e queremos ampliar isso, fortalecendo também a cooperação na área de inovação. Queremos desenvolver alguns projetos que incluam vários países do BRICS, especificamente Brasil, Rússia e China, e, nesse contexto, promover avanços significativos na inovação sustentável”, acrescentou Ruslan Proklov.

Texto de Kelvyn Gomes