Segup intensifica ações no combate a alcoolemia em Salinas
Os índices de crimes relacionados a condução de veículo sob influência de álcool em Salinópolis, no nordeste paraense, totalizam 189 casos verificados e 550 testes em branco – quando o resultado é negativo para o uso de álcool, no período de 1º a 26 de julho. Os resultados são da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), que realiza no mês das férias a operação Verão 2015. Nos dias 24, 25 e 26, agentes das policias Civil e Militar, Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Centro de Perícias Renato Chaves (CPC), Companhia Independente de Policiamento com Cães realizaram a operação Lei Seca, no Km 8 da rodovia PA 444, com o objetivo de fiscalizar condutores de carros, motocicletas e ônibus.
No quarto final de semana de férias, os números da Segup totalizam a abordagem a 212 carros, 30 motos e seis ônibus. No total foram registrados 85 casos de alcoolemia, sendo que destes, 16 foram considerados ocorrências criminais – quando o condutor é detido e encaminhado à delegacia devido o resultado do teste do etilomêtro (bafômetro) resultar em igual ou superior a 0.34 mg/l.
A educadora física Naiana Santa Rosa contou que estava no carro com cinco amigas e elas pediram pra ela não ingerir bebida alcoólica. “Não bebo muito e elas queriam ficar tranquilas para aproveitar. Deu certo, porque fomos paradas pela fiscalização e meu resultado do bafômetro deu zero”, comemorou Naiana.
Um cachorro da raça Cocker Espenio participou nas ações da Companhia de Policiamento com Cães. O cão farejou veículos, ônibus e utensílios, para identificar a presença de entorpecentes.
Nos registros de infração, de casos em que o valor resultante do etilomêtro deu menor que 0.33 mg/l, foram quantificados 69 casos. Nessa condição o condutor é notificado e sua habilitação é recolhida.
Ainda foram registrados, sete infrações em que os condutores estão com a carteira de habilitação vencida e quatro casos em que o selo de licenciamento do veículo não foi pago na data pré-estabelecida pelo Detran.
Prevenção - Durante a manhã dos dias 25 e 26, o Sistema de Segurança Pública atuou, com ações educativas e de fiscalização, na praia do Atalaia, em Salinas. A Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran realizou a operação Transitando nos Bares. Agentes de trânsito percorreram bares da praia e conversaram com os veranistas, para alertar sobre os riscos de dirigir sob o efeito de álcool.
“É um trabalho de conscientização para incentivar, por exemplo, que o condutor que ingeriu bebida alcoólica use alternativas pra não dirigir nesses casos. Pode pedir ajuda para um amigo, familiar que não esteja alcoolizado ou usar outros meios de condução, com o auxílio de mototaxistas e taxis”, explicou o sociólogo do Detran, João Veiga.