Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRANSPORTES
English Version

Mais de 9 mil passageiros utilizaram o Terminal Hidroviário da Tamandaré na primeira semana de operação

Novo espaço, que substituiu o antigo embarque do Ver-o-Peso, já se consolida como principal ponto de travessia entre Belém, Barcarena e Cotijuba

Por Rosivaldo Almeida (Artran)
12/11/2025 08h00
Movimento de passageiros é permanente no Terminal Hidroviário da Tamandaré em Belém, com registro de 9.292 passageiros

Em apenas uma semana de funcionamento, o Terminal Hidroviário da Tamandaré já registrou 9.292 passageiros embarcando e desembarcando pelo novo espaço até às 13h desta terça-feira (11). O número demonstra a rápida adesão dos usuários ao terminal, que iniciou suas operações no último dia 4 de novembro, como parte das obras do Parque Linear da Tamandaré, entregue pelo governador Helder Barbalho, um dos legados estruturantes da COP 30.

Luciano Dias, diretor-geral da Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos de Transporte (Artran), responsável pela regulação do sistema fluvial, destaca que essa primeira semana de operação confirma o quanto o Terminal da Tamandaré era aguardado pela população. “A adesão dos passageiros foi imediata e mostra que o investimento do Governo do Estado tem resultado direto na melhoria da mobilidade e na valorização do transporte hidroviário intermunicipal”, finaliza o gestor.

Terminal Hidroviário da Tamandaré substituiu o antigo ponto de embarque do Ver-o-Peso

O terminal substituiu o antigo ponto de embarque do Ver-o-Peso e marca uma nova fase no transporte hidroviário entre Belém, Barcarena e Cotijuba, garantindo mais conforto a passageiros, operadores e permissionários.

“O terminal representa um novo padrão de embarque e desembarque para quem utiliza o transporte fluvial na região metropolitana. Além do conforto e da segurança, temos percebido uma organização maior entre os operadores e um ambiente mais acolhedor para os usuários”, afirmou Waldemar Frazão, coordenador de Transporte Aquaviário da Artran.

Agentes Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos de Transporte (Artran) a postos para orientação do público

Além da movimentação intensa, o terminal conta com presença permanente de órgãos de segurança, como a Guarda Municipal de Belém e a Polícia Militar, que realizam rondas ostensivas e diárias no entorno, no flutuante e no trapiche.

“A sensação de segurança é muito boa, e os passageiros têm comentado sobre isso. Essa presença constante deixa todo mundo mais à vontade para embarcar e circular pelo espaço. Também temos recebido muitos feedbacks positivos em relação à acessibilidade, à refrigeração e aos banheiros. Os usuários têm gostado muito da nova estrutura”, descreve Lucas Ferreira, controlador de transporte da Artran.

Outro destaque da primeira semana de funcionamento foi a alta procura pelas viagens com destino à Ilha de Cotijuba. Durante o feriado da COP 30, entre os dias 6 e 10 de novembro, o operador Transporte Braga reforçou os horários, oferecendo até duas viagens diárias. Com o término do feriado, os horários voltaram ao normal. Atualmente, as viagens para Cotijuba ocorrem de segunda a sexta-feira, às 12h, e aos sábados e feriados, às 8h, com retorno no dia seguinte, às 6h, partindo de Cotijuba para Belém. Aos domingos, não há operação de ida ou volta.

Espaço - A obra foi executada pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), com financiamento do BNDES, e é administrada pela Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH). Com mais de 1,3 mil metros quadrados de área construída, o espaço conta com flutuante coberto, lanchonete, restaurante, banheiros, sala de espera, áreas administrativas, lojas e guichês.

Serviço:
O Terminal Hidroviário da Tamandaré funciona das 5h às 23h, com viagens a partir de 5h50 até 18h30 para Barcarena, além de uma viagem extra exclusiva para estudantes do município, às 22h.