Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Embaixador da Holanda fica impressionado com potencial logístico do Pará

Por Redação - Agência PA (SECOM)
28/07/2015 16h51

O governador Simão Jatene recebeu o embaixador do Reino dos Países Baixos, Han Peters, que está no Pará para conhecer a infraestrutura portuária do Estado. O encontro ocorreu no fim da manhã desta terça-feira (28), no Palácio do Governo. Mais cedo, Peters participou do lançamento oficial do Trans 2015 e do II Seminário Internacional Brasil x Holanda, que ocorre em setembro deste ano.

Han Perts, que visitou o porto de Vila do Conde, em Barcarena, disse estar impressionado com a potencialidade logística do Pará e lembrou que a Holanda tem expertise em ações e atividades relacionadas à água, tanto no desenvolvimento de infraestrutura como em projetos de beneficiamento do produto. “A água é uma fonte de prosperidade e de oportunidade, e a nossa história é de luta a favor da água. Temos muita experiência nessa área e acho que podemos fazer um bom trabalho em parceria com o Estado do Pará”, destacou o embaixador, que tem visita agendada, na quarta-feira (29), aos portos do município de Santarém, no oeste paraense.

Simão Jatene acredita que há grandes chances de parceria com os Países Baixos no desenvolvimento do potencial das águas no Pará. “A gente tem muito o que aprender com vocês. Quando estive na Holanda, me chamou a atenção a habilidade de vocês no desenvolvimento desse setor”, disse o governador. Segundo ele, além das hidrovias, é necessário preparar as comunidades para ter mão de obra qualificada para trabalhar na área e investir em ensino profissionalizante para aproveitar o múltiplo uso das águas no Estado e, ao mesmo tempo, gerar emprego e renda para a população.

Participaram da reunião o adido econômico da Embaixada do Reino dos Países Baixos, Jörgen Leeuwestein; o secretário de Estado de Transportes, Kleber Menezes; a coordenadora de Relações Internacionais do Governo do Pará, Larissa Chermont; e o presidente do Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial no Estado do Amazonas (Sindarma), Claudomiro Carvalho Filho.