Agentes de segurança monitoram o primeiro dia de comboios para a Cúpula dos Líderes
Equipes de segurança estadual monitoraram as ações de dentro do Centro Integrado de Comando e Controle, coordenado pela Segup
As equipes integradas de segurança pública iniciaram, na manhã desta quinta-feira, 06, o apoio aos comboios de deslocamentos das autoridades que participam do primeiro dia de encontro da “Cúpula dos Líderes”, evento que antecipa as reuniões referentes à Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que será realizada em Belém de 10 a 21 de novembro. As equipes de segurança estadual monitoraram as ações de dentro do Centro Integrado de Comando e Controle, coordenado pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).
As escoltas foram coordenadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) junto à Polícia Militar, Departamento Estadual de Trânsito e Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade. Os comboios iniciaram às 8h da manhã e seguem até o final do dia. O evento acontece no Hangar Convenções e Feiras.
O secretário de Segurança Pública do Pará, Ualame Machado, destacou o apoio dos agentes de segurança do Estado para que tudo transcorresse conforme o planejado.
“O evento oficialmente começa hoje, tendo em vista que a gente já está com algumas escoltas acontecendo nos dias anteriores, porém oficialmente a programação da COP30, de modo geral, inicia hoje com a Cúpula de Líderes, com a presença de dezenas de chefes de Estado do mundo todo presentes. Vários comboios pela cidade, interdição de vias, controle de acessos, várias medidas de segurança pública. Lembrando que, nesta quinta e na sexta-feira, é a Cúpula de Líderes, e na próxima segunda-feira, dia 10, inicia a COP30 que vai até o dia 21 de novembro, e o planejamento pressupõe justamente esses dois momentos", explicou Ualame.
"Esse evento é diferenciado, com chefes de Estado, e a COP em si, é um evento realmente de discussão climática com todas as delegações do mundo participando. Nós estamos monitorando tudo, dos três Centros de Comando e Controle, o Centro de Comando e Controle da própria Segup, um fluvial integrado no Porto do Outeiro e também um CICC móvel próximo ao Parque da Cidade, onde acontecem os eventos. Além disso, são 10 mil agentes de segurança pública sendo empregados nessa operação durante todo o período”, completou o titular da Segup.
Bases de comando e monitoramento – As principais bases de segurança estão distribuídas próximas à Base Aérea de Belém, ao Porto de Outeiro e nos principais corredores de acesso ao Parque da Cidade. O Centro Integrado de Operações (CIOp) opera 24 horas por dia com reforço no efetivo, monitorando 417 câmeras nas ruas da capital e outras 30 dedicadas exclusivamente à COP30. O sistema também integra as imagens e acionamentos dos totens de segurança espalhados pela Região Metropolitana de Belém.
Na avenida Dr. Freitas, esquina com a avenida Duque de Caxias, a Segup instalou o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM), que acompanha as imagens em tempo real e mantém comunicação direta com as equipes em campo. Já no Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (Cicce), no bairro do Marco, funciona o Comitê Executivo de Segurança Integrada Regional (Cesir), coordenado pela Polícia Federal, em conformidade com a Doutrina Nacional de Atuação Integrada (DNAISP).
Central de escoltas e policiamento especializado – No Cicce, a Central de Escoltas, coordenada pela PRF, atua em conjunto com o Ministério da Defesa, Ministério das Relações Exteriores, Polícia Federal, Polícia Militar, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade (Segbel) e Guarda Municipal de Belém. A partir da central, as equipes acompanham as câmeras de monitoramento, analisam o desempenho das operações e coordenam o deslocamento de delegações.
