Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Aluna da rede estadual participa da final da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética

Joana Moreira Acássio conquistou a medalha de ouro nas fases classificatórias do evento educativo e agora representa o Pará na grande final em Brasília (DF)

Por Lilian Guedes (SEDUC)
05/11/2025 10h55
Aluna Joana Acássio, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Profº. César Pinheiro, em Capanema, será o Pará na Olímpiada Nacional de Eficiência Energética 2025

A estudante Joana Moreira Acássio, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor César Pinheiro, da comunidade de Mirasselvas, na zona rural de Capanema, nordeste do Pará, foi classificada para a etapa final da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética 2025 (ONEE), que será realizada em Brasília (DF), nesta quinta-feira (5) e sexta-feira (6). 

Joana conquistou a medalha de ouro nas fases classificatórias da ONEE e está representando o estado do Pará na grande final. A Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que mobiliza estudantes e professores do 8° e 9º ano do ensino fundamental.

O evento busca a orientação para o consumo consciente de energia, sustentabilidade e inovação, através de uma abordagem dinâmica, divertida e envolvente que combina gamificação e desafios.

“Participar da ONEE tem sido uma experiência incrível, desde o começo. Eu não imaginava o quanto isso ia me marcar, porque cada etapa foi uma mistura de nervosismo, aprendizado e superação. E eu não vou mentir, tive horas que pensei, será que eu consigo? Mas sempre com aquela vontade de continuar e dar o meu melhor. E agora, estar na final, em Brasília, representar o meu estado, o Pará, é uma sensação indescritível", disse a estudante.

Ela acrescentou: "E eu fico pensando em tudo que eu vivi até aqui, nas pessoas que me apoiaram, e é gratificante. E o mais legal é que a ONEE me ensinou muito mais do que eu esperava. Não é só sobre energia ou sustentabilidade, é sobre acreditar em si mesmo, trabalhar em equipe e entender que pequenas atitudes fazem uma grande diferença. É sobre perceber que o conhecimento tem poder e que quando a gente se dedica, os resultados vêm. Então, sim, eu tô feliz, animada e com um friozinho na barriga. Mas, acima de tudo, grata por estar aqui, por representar o meu estado e por viver algo que, com certeza, eu vou levar pra vida toda”. 

A escola é vinculada à Diretoria Regional de Capanema que celebra com entusiasmo a conquista, refletindo o impacto positivo dos projetos alinhados com a Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que fomentam o letramento científico dos estudantes, como o projeto de Eficiência Energética.

Joana é uma pessoa com autismo, e sua trajetória reforça a importância da inclusão e do acesso à educação de qualidade, mesmo em regiões mais distantes dos grandes centros. O diretor da escola, professor Carlos Barros, ressalta a conquista de chegar na fase final desta competição 

“A gente, enquanto escola, está muito feliz, muito feliz mesmo pela conquista da Joana, por ela ter conseguido superar tantos obstáculos ao longo da vida dela. E uma menina de escola rural que hoje representa o Estado do Pará, em Brasília, na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética. Para a gente tem sido maravilhoso. E pra ela, ela está encantada com isso. Eu tenho certeza que isso vai marcar a história de vida dessa menina”, disse o diretor.