Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
LEGADO DA COP 30
English Version

Novo Terminal da Tamandaré inicia operações e inaugura uma nova fase no transporte hidroviário do Pará

Com a transferência das operações do Ver-o-Peso para o novo espaço, o terminal moderniza o embarque e desembarque de passageiros entre Belém, Barcarena e Cotijuba e oferece mais conforto, segurança e eficiência a quem depende diariamente do transporte fluvial

Por Rosivaldo Almeida (Artran)
04/11/2025 17h24

O transporte hidroviário entre Belém, Barcarena e Cotijuba entrou em uma nova fase nesta terça-feira (4), com o início das operações no Terminal Hidroviário da Tamandaré, que passa a concentrar todas as embarcações que antes operavam no Ver-o-Peso. O novo espaço, entregue pelo governo do Pará, representa um avanço histórico na modernização da infraestrutura portuária da Região Metropolitana de Belém e foi projetado para garantir mais conforto, segurança e acessibilidade aos passageiros, um legado da COP 30.

“O início das operações fluviais no Terminal da Tamandaré representa um salto de qualidade no transporte hidroviário. É um espaço que respeita o passageiro e valoriza trabalhadores e operadores que vivem desse modal. Essa nova fase exige que conforto e eficiência caminhem juntos para melhorar a experiência de quem depende diariamente das embarcações para se locomover”, destaca o diretor-geral da Artran, Luciano Dias.

A marítima Sandra Valéria aprovou a nova estrutura

O primeiro dia de funcionamento foi intenso e marcado pela aprovação entre passageiros, operadores e trabalhadores do setor. “Uma megaestrutura! O turista que chegar aqui vai se sentir seguro e acolhido. É confortável para passageiros e até para quem trabalha. Tem restaurante, praça e ambientes onde dá pra ficar com a família antes da viagem. Muito legal!”, disse a marítima Sandra Valéria.

O Controlador de Transporte da Artran, Anderson Silva, define essa transferência de operação como o início de uma nova era. “Há 24 horas estávamos no Ver-o-Peso, encerrando décadas de operação. Agora iniciamos um novo momento, num espaço moderno e confortável, e fazer parte disso me enche de orgulho. Esse local tem uma estrutura indescritível, o movimento está intenso e estamos trabalhando da mesma forma que encerramos lá no Ver-o-Peso, a todo vapor”, concluiu. 

Anderson Silva é controlador de transporte da Artran e disse que está vivenciando uma nova era

O marinheiro fluvial Rafael Nogueira disse que ficou surpreso com a facilidade na atracação da embarcação no novo Terminal Hidroviário da Tamandaré. “Esse local aqui é incrível. A mobilidade ficou muito melhor, a rampa é mais larga e isso facilita muito o embarque e desembarque de passageiros. Isso é de uma excelêcia nível hard, por isso eu digo que pra mim o terminal está testado e aprovado”, frisou. 

Daniene Almeida é moradora de Barcarena

Entre os passageiros, a aprovação também foi imediata. Daniene Almeida, moradora de Barcarena, conta que o novo terminal trouxe mais dignidade às viagens que faz para Belém, onde realiza tratamento de saúde. “Melhorou muito. No Ver-o-Peso era perigoso, tinha mau cheiro e o sol era forte. Aqui é bonito, seguro e confortável. O governo do Estado está de parabéns. Agora, além de viajar, aproveitei pra fazer fotos e registrar esse momento lindo”, comemorou.

A percepção de Daniene é compartilhada por quem trabalha diariamente no transporte fluvial. O empresário Moisés Pinheiro, operador de linha garante que tudo está mudado e por isso comemora: "Agora temos acessibilidade, climatização e segurança. No Ver-o-Peso, o passageiro chegava e já precisava embarcar, porque não havia estrutura. Hoje temos salas de espera, lanchonete e até um espaço para contemplar a paisagem. É outro nível, realmente um avanço pra todos nós”, finaliza o permissionário.

O empresário Moisés Pinheiro, operador de linha, garante que agora o serviço está muito melhor

Funcionamento - As operações no Terminal da Tamandaré iniciam diariamente às 5h50 e seguem até 18h30. As travessias para Barcarena ocorrem a cada 30 minutos, com a operação regular de quatro empresas autorizadas e fiscalizadas pela Artran, o que garante segurança e regularidade no serviço. Uma lancha extra, em parceria com o município de Barcarena, faz o transporte exclusivo de estudantes, às 22h. O valor da passagem é tarifa única de R$ 17,58, com gratuidade para pessoas a partir de 65 anos, crianças menores de seis anos e pessoas com deficiência. Além do destino principal, o terminal também oferece a linha Belém-Cotijuba, com saída de segunda a sexta-feira, às 12h, e retorno no dia seguinte, às 8h. Nos finais de semana, a viagem ocorre às 8h, ampliando as opções para quem busca lazer e deslocamento entre as ilhas.