Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ATENDIMENTO
English Version

Estado informa sobre o funcionamento de órgãos e espaços públicos do Pará durante o período da COP30

O Pronto-socorro da Augusto Montenegro e os hospitais Metropolitano, Jean Bitar e o Abelardo Santos estão entre as unidades de retaguarda do Governo para atender também as possíveis demandas provenientes do evento

Por Governo do Pará (SECOM)
04/11/2025 14h53

A realização da Cúpula do Clima e da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que ocorrerão em Belém, neste mês de novembro de 2025, provoca mudanças no funcionamento dos órgãos e entidades do poder executivo do Pará, previstas no Decreto Estadual nº 4.348, para o período de 5 a 21 de novembro de 2025. 

O Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo faz parte da rede de retaguarda do governo do Pará

Na área da saúde, o Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), o Hospital Jean Bitar e o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS) estão entre as unidades de retaguarda do governo do Pará, tanto para a população que faz parte do perfil assistencial e de referência das unidades quanto as possíveis demandas provenientes do evento internacional.

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), a Fundação Hemopa, o Hospital Ophir Loyola, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) e a Policlínica Metropolitana anunciaram funcionamento normal durante o período. O Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV) funcionará em regime de plantão para atendimento assistencial de pacientes internados e para casos de urgência e emergência em cardiologia e psiquiatria.

Segurança – A Polícia Civil do Pará (PCPA) lista as unidades que funcionarão em regime de plantão 24h: seccionais urbanas que funcionam na Região Metropolitana de Belém; Delegacia de Proteção ao Torcedor e de Grandes Eventos (DPTGE); Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO); Delegacia de Proteção ao Turista (DPTur); Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Belém, de Icoaraci e de Ananindeua; e Divisão de Atendimento ao Adolescente (DATA) de Belém. 

A PCPA definiu que as seccionais urbanas da RMB funcionarão em regime 24h, além de outras unidades

Os atendimentos para emissão de RGs seguem normais de acordo com o agendamento prévio da PCPA. Na sede da Secretaria de Estado de Justiça (Seju), esse serviço deve ser agendado previamente pelo e-mail agendamento@seju.pa.gov.br e o atendimento será de 8h às 12h. A Seju seguirá com atendimento Procon nas Estações Cidadania dos shoppings Pátio Belém, Grão-Pará e Metrópole, de 10h às 14h, e o Posto de Atendimento Humanizado ao Migrante, no Aeroporto Internacional de Belém, de 10 a 21 de novembro, de 9h às 19h. No final de semana, uma equipe comparecerá no local se houver notificação de demanda.

Cidadania – As Usinas da Paz vão funcionar normalmente durante a COP30, com exceção da Usina Jurunas/Condor, que será cedida ao Exército para a instalação de um hospital de campanha. As outras UsiPaz seguirão com as atividades realizadas pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Educação Superior, Profissional e Tecnológica do Pará (Sectet), como gastronomia, aulas de costura e tecnologia, além dos espaços comuns (quadra esportiva, praça, parques, etc) que vão estar disponíveis para o uso das comunidades. 

Já três unidades das Estações Cidadania, localizadas na Região Metropolitana de Belém (RMB), funcionarão em horário especial, a partir desta quarta-feira (5). As unidades Pátio Belém, Grão-Pará e Ananindeua funcionarão de 10h às 14h, de 5 a 21 de novembro. O novo horário foi definido considerando o aumento do fluxo de pessoas e as alterações no trânsito previstas na capital e em municípios próximos, durante o período da conferência.

As Estações Cidadania vão funcionar normalmente durante a COP30

Híbrido - A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) vai garantir atendimento ao público em caráter híbrido (presencial e online), já a partir da próxima quarta-feira (5) até a sexta-feira (21), data de encerramento da COP30. Todas as informações sobre canais de atendimento da PGE estão disponíveis pelo portal da instituição.

O Instituto de Gestão Previdenciária e Proteção Social do Estado do Pará (IGEPPS) e a Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa) seguem com atendimento presencial e digital normalmente neste período. Os canais digitais da Junta, como suporte online, chat e Telejucepa, também vão permanecer ativos, garantindo que os usuários possam realizar serviços como abertura, alteração e baixa de empresas durante todo o período da conferência.

Detran - O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) trabalhará em escala reduzida durante a COP30. No período de 3 a 21 de novembro, o atendimento ao público será de 10h às 14h. A medida vale somente para a sede do Detran, Ciretran Ananindeua e postos de atendimento localizados em Belém, Ananindeua e Marituba. 

Cultura – A Secretaria de Estado de Cultura (Secult) anuncia que, de 10 a 21 de novembro, todos os museus do Estado funcionarão todos os dias, de 9h às 17h. A Fundação Cultural do Pará (FCP), informa que, entre os dias 4 e 23 de novembro, o funcionamento da Biblioteca Pública Arthur Vianna será das 10 às 16h. A partir do dia 24 de novembro, o funcionamento do espaço retorna ao horário de 9 às 18h.

Ideflor-Bio - O Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna, que normalmente abre de quarta a segunda-feira, das 6h às 17h, e fecha às terças-feiras, também estará aberto todos os dias de novembro, mantendo o mesmo horário de visitação.

Mangal das Garças - O Parque Zoobotânico Mangal das Garças, localizado no bairro da Cidade Velha, funcionará todos os dias do mês de novembro, das 8h às 18h. Habitualmente, o espaço fecha às segundas-feiras para manutenção, mas estará aberto de forma excepcional durante esse período.

O Mangal das Garças funcionará de maneira excepcional nesse período da Conferência

Cosanpa - Durante a COP30, a loja de São Brás, responsável pelo atendimento aos usuários de Belém, Ananindeua e Marituba, continuará funcionando normalmente para negociação de débitos. O horário de atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, assim como o Protocolo da Cosanpa. Os usuários também podem contar com os canais digitais: Call Center 0800 0195 195, WhatsApp (91) 3122-7194 e chat online disponível no site.