Forças de Segurança garantem tranquilidade no ‘Global Citizen’ neste sábado (1°), em Belém
Ações de trânsito, policiamento e atendimento de ocorrências
Com um público estimado em 50 mil pessoas, o ‘Global Citizen’ movimentou o Estádio Olímpico Jornalista Edgar Proença, o “Mangueirão”, neste sábado (1°) com shows de artistas internacionais, nacionais e regionais reforçando a preocupação com o meio ambiente, artistas e lideranças globais em prol da sustentabilidade. O evento contou com forte esquema de segurança, gerenciado pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).
As ações da área da segurança pública contaram com mais de 600 agentes, público e privado, com foco na garantia da preservação da ordem pública, assegurando a integridade e a boa diversão do público no Mangueirão. O secretário titular da Segup, Ualame Machado destacou o trabalho.
"A segurança do evento Global Citizen é um exemplo claro de como a segurança pública moderna deve operar: com prevenção proativa e colaboração total. Desde o planejamento inicial, estabelecemos uma parceria robusta e transparente com a organização do evento. Essa coordenação minuciosa permitiu-nos desenhar um esquema de segurança que não foca apenas na resposta, mas, primordialmente, na prevenção de incidentes”, afirmou.
Ele completa: “nosso planejamento envolveu a análise detalhada do fluxo de público, a definição de pontos estratégicos de controle e a implementação de protocolos rigorosos para garantir que cada etapa do evento transcorra de forma ordeira e segura. Graças a essa integração entre as forças estaduais e os organizadores, estamos prontos para receber o público com a tranquilidade que merecem. Nossa missão é garantir que a mensagem de união e cidadania do Global Citizen seja transmitida em um ambiente de paz e segurança total”, concluiu.
Operação - A estratégia de segurança abrangeu o aumento do policiamento e fiscalização nas vias de acesso, organização do trânsito, manutenção da ordem no estádio, e atendimento de ocorrências pela Delegacia do Torcedor e de Grandes Eventos. Além disso, o Centro de Comando Operacional (CCO) está ativado com o monitoramento de imagens de aproximadamente 900 câmeras no estádio e arredores, além de agilizar a comunicação entre as forças de segurança.
Localizado no camarotes do estádio, no lado B, o Centro de Controle e Comando Operacional (CCO) do Mangueirão reúne os pontos focais de cada força. Do CCO, é possível monitorar as imagens das câmeras instaladas no estádio e no entorno, e assim agilizar as respostas às demandas operacionais, se necessário.
O policiamento ostensivo e preventivo no entorno e nas vias de acesso ao Mangueirão foi executado pela Polícia Militar, com patrulhamento a pé, montado e motorizado em viaturas de quatro e duas rodas. O Batalhão de Polícia de Eventos vai coordenar a tropa responsável pela preservação da ordem pública. O Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) realizou sobrevoos de monitoramento, apoiando as equipes em solo.
Operação Global Citizen - A operação “Global Citizen” envolve equipes da Segup, por meio das secretarias adjuntas Operacional e de Inteligência e Análise Criminal, Graesp e Ciop; polícias Militar, Civil e Científica; Detran; Corpo de Bombeiros Militar e Seap; Seel; Polícia Federal; Guarda Municipal; e Segbel, em uma ação integrada para garantir segurança e tranquilidade ao público e à população.
