Mais de 500 agentes vão garantir a segurança no Global Citizen no sábado (1º)
Estratégia da Segup integra órgãos federais e terá aeronave e 100 viaturas
 
Para garantir a mobilidade e a segurança da população, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em conjunto com órgãos federais, estaduais e municipais, realizará uma operação especial durante a programação do “Global Citizen”, neste sábado (1º), em Belém. O evento no estádio olímpico Jornalista Edgar Proença, Mangueirão, terá uma sequência de shows internacionais e nacionais e um público estimado em 47 mil pessoas. A estratégia de segurança integrada terá 564 agentes, 100 viaturas e até uma aeronave.
O público retirou os ingressos, antecipadamente, disponibilizados pela organização do evento, e a abertura dos portões de estacionamento está prevista para as 14h30 e o início da programação de apresentações às 17h30.
As ações integradas incluem patrulhamento ostensivo e preventivo, policiamento montado, controle e ordenamento do tráfego e atendimento de ocorrências em tempo real. Ualame Machado, titular da Segup, destacou as ações integradas antes, durante e após a programação.
“A segurança deste evento é nossa prioridade máxima. O planejamento integrado, fruto da colaboração estreita entre a Secretaria de Segurança e os organizadores, abrange diversas áreas cruciais, com policiamento ostensivo e o controle de acesso até a comunicação eficiente com o público”, destaca o titular da Segup, Ualame Machado.
Ele completa: “estamos confiantes de que as medidas implementadas, cuidadosamente planejadas e coordenadas, garantirão um ambiente seguro e tranquilo para todos os participantes e para a comunidade local. Nosso objetivo é proporcionar um evento bem-sucedido, onde todos possam desfrutar com segurança e tranquilidade”, finalizou.
 
Atividades previstas - O esquema segurança do Global Citizen será realizado de forma integrada, com atuação conjunta entre forças públicas e privadas. O evento contará com o Centro de Controle Operacional (CCO), instalado no setor de camarotes do estádio, no lado B, responsável pela articulação entre os diversos agentes envolvidos na operação.
As decisões operacionais serão centralizadas no CCO, com atuação conjunta entre representantes das forças públicas para qualquer tipo de ocorrência: casos médicos; ocorrências; ou emergências. O suporte será realizado com uso de imagens de cerca de 800 câmeras instaladas no estádio e entorno e agilizar a comunicação entre as forças de segurança.
No sábado (1º), os portões do Mangueirão abrirão às 16h00, para acesso do público que retirou os ingressos antecipadamente, de forma virtual. Os tickets para acesso de veículos ao estacionamento já estão sendo vendidos e deverão ser adquiridos antecipadamente.
Trânsito - Com atuação do Departamento de Trânsito, Polícia Militar e da Segbel haverá organização e fluidez do trânsito, visando garantir a segurança viária.
 
Policiamento - O policiamento ostensivo e preventivo no entorno e nas vias de acesso ao Mangueirão será feito pela Polícia Militar, com patrulhamento a pé, montado e motorizado em viaturas de quatro e duas rodas. O Batalhão de Polícia de Eventos vai coordenar a tropa responsável pela preservação da ordem pública. O Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) fará sobrevoos de monitoramento, apoiando as equipes em solo
A Delegacia de Proteção ao Torcedor e de Grandes Eventos e a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher vão garantir o atendimento e a agilidade no registro de ocorrências, caso necessário.
Chegada - As linhas do sistema de transporte, compreendendo os ônibus metropolitanos e BRT, estarão com suas frotas reforçadas durante todo o dia, a partir do terminal São Brás e do terminal Maracauera, em Icoaraci. Para o evento haverá operação especial onde estes coletivos estarão com letreiros sinalizando o Mangueirão. No retorno do evento, será disponibilizado de 00h às 2h do domingo, transporte gratuito para a população.
Para acessar ao estádio, a organização do Evento dividiu os acessos da seguinte maneira: Lado Leste (A), a entrada ao lado da estação BRT será exclusivamente para pedestres, o portão de acesso ao lado do Ginásio "Mangueirinho" será para veículos automóveis e motocicletas, já o portão da Alameda Mangueirinho (ao lado do Planetário) será de uso exclusivo para ônibus e microônibus das comitivas. Pelo lado Oeste (B), os únicos portões abertos para entrada de veículos automóveis e motocicletas serão o D e F (ao lado do IML). Uma das faixas do Portão F também será para acesso de pedestres. O portão C será exclusivo para entrada e saída de veículos de emergência e de serviço e os portões B e E estarão fechados.
Quanto ao trânsito, uma hora antes da abertura dos portões, os veículos que transitam pela Rodovia Augusto Montenegro poderão acessar o BRT para acesso ao estádio e pela Avenida Centenário e Avenida Mangueirão o sentido da via será de mão única até a entrada do portão F (ao lado do IML) e deste portão até a Rodovia Augusto Montenegro a via será utilizada nos dois sentidos para acesso das pessoas na chegada ao estádio e na saída o fluxo será invertido.
Estacionamento - Os tickets de estacionamento foram vendidos de forma antecipada, a fim de minimizar impactos no trânsito. Para organização serão montadas estruturas de acessos, tendas e controle de veículos.
Operação Global Citizen
A operação “Global Citizen” envolve equipes da Segup, por meio das secretarias adjuntas Operacional e de Inteligência e Análise Criminal, Graesp e Ciop; polícias Militar, Civil e Científica; Detran; Corpo de Bombeiros Militar e Seap; Seel; Polícia Federal; Guarda Municipal; e Segbel, em uma ação integrada para garantir segurança e tranquilidade ao público e à população.

 
				
											
										 
				
											
										 
				
											
										 
				
											
										 
				
											
										 
				
											
										 
				
											
										