Codec avança tratativas com o Grupo Knauf para expansão industrial no Pará
Investidora internacional, referência global em soluções industriais em EPS, reforça potencial do Estado como polo logístico e industrial sustentável
A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) recebeu, nesta quinta-feira (30), representantes do Grupo Knauf, referência global em soluções industriais em EPS (isopor) e uma das maiores empresas do setor no mundo. A companhia, que recentemente adquiriu a Isoeste em Castanhal (município da Região Metropolitana de Belém), manifestou interesse em ampliar sua presença no Pará, e consolidar o Estado como base estratégica para distribuição nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
 
A agenda foi articulada em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), e integra as iniciativas do Governo do Pará para fortalecer o ambiente de negócios, atrair investimentos produtivos e impulsionar projetos industriais sustentáveis, com geração de emprego, renda e inovação.
Durante a reunião, a representante da Knauf Isopor, Márcia Cristina Gomes, apresentou o portfólio da empresa e destacou a versatilidade do EPS, material 100% reciclável utilizado em setores estratégicos, como alimentação, saúde (incluindo embalagens térmicas para transporte de vacinas), pesca, automotivos, eletrodomésticos e construção civil. Ela reforçou que o Pará reúne vantagens logísticas, potencial de mercado e ambiente institucional favorável, com destaque para o compromisso do Estado com a economia verde e a descarbonização industrial.
A executiva também buscou informações sobre os mecanismos de incentivo fiscal disponíveis no Estado, demonstrando interesse em compreender as condições oferecidas pelo Pará para novos investimentos e expansão industrial. A empresa sinalizou que retornará à Codec após sua agenda de eventos institucionais, para avançar nas tratativas e detalhar os próximos passos, em agenda a ser articulada com as instituições parceiras.
 
Plataforma logística - O diretor de Atração de Negócios e Investimentos da Codec, Manoel Ibiapina, destacou o momento favorável do Estado para novos investimentos. Segundo ele, “a Codec tem trabalhado para garantir que, cada vez mais, empresas encontrem no Pará um ambiente seguro para investir, inovar e crescer. A chegada de novos grupos reforça o momento positivo que o Estado atravessa, impulsionado por planejamento, infraestrutura e compromisso com a sustentabilidade. Receber a Knauf demonstra que o Pará está no radar global como plataforma logística e produtiva, e estamos prontos para apoiar cada etapa desse processo, conectando oportunidades, facilitando acesso a incentivos e promovendo uma industrialização moderna e responsável”, afirmou.
A assessora de Atração de Investimentos e Negócios da Codec, Lorena Aguiar, ressaltou o papel da Companhia na articulação com o setor produtivo. “A Knauf identificou no Pará um território competitivo para expandir operações e desenvolver soluções industriais com base em circularidade e eficiência. Nosso papel é acompanhar, orientar e articular junto aos parceiros institucionais para garantir que o processo seja ágil, transparente e alinhado às potencialidades do Estado. É muito positivo ver empresas com visão de futuro buscando o Pará, e a Codec seguirá presente em cada etapa para transformar interesse em investimentos concretos e oportunidades para a população”, destacou.
A Codec continuará acompanhando e prestando atendimento ao Grupo Knauf, oferecendo suporte institucional e técnico, reforçando o compromisso do Governo do Pará com a atração de investimentos responsáveis, o fortalecimento de cadeias estratégicas e o desenvolvimento econômico sustentável em todo o Estado.

 
					 
				
											
										 
				
											
										 
				
											
										 
				
											
										 
				
											
										 
				
											
										 
				
											
										