PSRM recebe menções honrosas no XVIII Seminário Hospitais Saudáveis por iniciativas de sustentabilidade
Projetos "Dialogando sobre Sustentabilidade" e "Pomar da Vida" foram os trabalhos apresentados no evento
O Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM), em Belém, participou do XVIII Seminário Hospitais Saudáveis 2025, que teve como tema "Clima é Saúde, Saúde é Clima", que aconteceu em São Paulo, no Hospital Sírio Libanês esta semana, nos dias 28, 29 e nesta quinta-feira (30). No evento, o Pronto-Socorro estadual submeteu dois trabalhos aprovados - projetos de sustentabilidade desenvolvidos pela Comissão de Sustentabilidade (CS), do PSRM, unidade estadual de saúde, referência em atendimento de urgências e emergências clínicas para Belém e região metropolitana-, tendo recebido menção honrosa por cada um desses trabalhos.
Projetos apresentados - "Dialogando sobre Sustentabilidade", foi um dos dois trabalhos aprovados para o semanário e apresentados no evento. Por meio da iniciativa de educação ambiental, os membros da Comissão de Sustentabilidade do Pronto-Socorro conversam com os pacientes, acompanhantes e visitantes, sobre temas importantes para a preservação da saúde do planeta. Entre os assuntos abordados por meio de mini palestras, junto aos pacientes e acompanhantes que aguardam o atendimento
Nas recepções dos Prontos Atendimentos Adulto e Pediátrico, estão os relacionados ao racional de água e energia elétrica, importância de não poluir o meio ambiente, incluindo canais, rios e igarapés, entre outros, sempre correlacionando esses temas à saúde das pessoas, com intuito são só de sensibilizar e conscientizar sobre o papel de cada um, que passa pela mudanças dos hábitos que não contribuem com a saúde do planeta, mas também intentando que cada pessoa alcançada com as informações, possam multiplicá-las, além dos muros do hospital, para que cheguem à comunidade.
"Entendemos que temos essa responsabilidade socioambiental com a comunidade. Por isso, fazemos questão de contribuir, incentivando, informando e promovendo educação ambiental, pois sabemos que nosso público-externo é o nosso maior multiplicador da conscientização ambiental fora do Pronto-Socorro, destacou a presidente da Comissão de Sustentabilidade do PSRM, Rayane Pereira.
"Pomar na Vida", projeto em desenvolvimento no PSRM desde o início deste ano, é voltado ao cultivo de frutíferas amazônicas, e começou com a plantação de açaí e cacau, mas já com programação de ampliar o plantio para outras espécies nativas. O projeto busca a valorização da biodiversidade local, visando também as questões de mudança climática, visto que árvores são as maiores responsáveis pelo equilíbrio térmico no mundo. Futuramente, além do conforto térmico, as árvores proporcionarão a pacientes e colaboradores os frutos que serão utilizados no cardápio do Serviço de Nutrição e Dietética do PSRM.
De acordo com a presidente da CS, que também é gestora responsável pelo Setor de Sustentabilidade do PSRM, os dois projetos que receberam menção honrosa, representam um marco importante para o Pronto-Socorro. "Falar sobre sustentabilidade em um hospital parece ser algo improvável, ainda mais em um hospital onde os atendimentos de urgência e emergência acabam se sobressaindo em muitos processos. Porém, mostramos todos os dias que é possível trazer melhorias nos processos dentro do hospital, incluindo o olhar sensível à sustentabilidade. A participação do PSRM no seminário e a inclusão do hospital no Projeto Hospitais Saudáveis é um marco que mostra que, apesar de estarmos no começo, já estamos avançando no objetivo de fazer a nossa instituição de saúde ser um hospital onde cultura de sustentabilidade seja forte, consolidada, e que impacte colaboradores e população", ressalta.
Rayane Pereira pontua que "é importante destacar, que os hospitais não se restringem a espaços dedicados ao tratamento de doenças. Eles podem ser ambientes saudáveis e sustentáveis. Demonstramos isso, cotidianamente, por meio de nossas ações e abordagens, pois entendemos que cuidar da saúde humana significa, acima de tudo, cuidar da saúde do planeta. Os trabalhos apresentados no seminário, são projetos em andamento no nosso Pronto-Socorro, que demonstram essa preocupação e que visam a conscientização e mudança de hábitos, já que a saúde do planeta está associada à saúde de todos os seres que vivem nele", reforça a engenheira ambiental.
Os trabalhos apresentados no seminário, compõem uma lista de 5 projetos, sendo os demais: "Raízes da Saúde", "Sexta Verde: Cozinha Criativa e Sustentável", e o "Reciclar é Cuidar do Meio Ambiente", que beneficia famílias da Cooperativa de Catadores de Resíduos Sólidos da Amazônia (Coopcresam). Por meio desse projeto, o PSRM doou 8,4 toneladas de materiais recicláveis.
Projeto Hospitais Saudáveis - O Seminário Hospitais Saudáveis, que teve sua primeira edição em 2008, é uma iniciativa para debate amplo e desenvolvimento do conhecimento sobre os aspectos de sustentabilidade do setor saúde do Projeto Hospitais, Saudáveis (PHS)- uma organização não governamental dedicada a promover o conhecimento e mobilizar pessoas e instituições em prol da sustentabilidade do setor saúde e da saúde pública e ambiental, que representa e coordena as atividades da Health Care Without Harm (Saúde sem Dano) e da Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis (Global Green Health Hospitals, em inglês) no Brasil.
A iniciativa PHS é pautada pelo conhecimento técnico-científico, que reúne profissionais e organizações de saúde em rede para desenvolver e fomentar a cooperação, facilitar o acesso ao conhecimento e a difusão de informações atuais e relevantes para a atuação do setor saúde. Os membros institucionais do PHS recebem automaticamente a adesão à Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis e comprometem-se com os objetivos da Agenda Global Hospitais Verdes e Saudáveis. O Pronto-Socorro Dr.Roberto Macedo é um desses membros, tendo ingressado na organização no início deste mês de outubro.
"A missão do Projeto Hospitais Saudáveis é transformar o setor de saúde em um exemplo para toda a sociedade em aspectos de proteção ao meio ambiente e à saúde do trabalhador, do paciente e da população em geral. Estamos felizes com o ingresso do PSRM junto às demais unidades de saúde, com quem irá promover a gestão eficiente, justa, ética e responsável dos recursos e operações no setor saúde. Nos comprometemos em incentivar o uso de tecnologias mais limpas e seguras, por meio da inovação em produtos e processos, disseminando informações confiáveis e oportunas e ações promovidas pela nossa Comissão de Sustentabilidade, em prol da saúde ambiental, que repercute diretamente na saúde das pessoas", garante o diretor-geral do PSRM, Carlos Vinícius Ribeiro Quadros.
O Hospital da Mulher do Pará (HMPA) e o Hospital de Referência Público da Transamazônica (HRPT), administrados pelo Instituto Acqua, em parceria com a Sespa, também passaram a fazer parte do PHS este mês, juntamente com outros hospitais do país sob a gestão de saúde da OSS, e apresentaram seus trabalhos no Seminário Hospitais Saudáveis e também receberam menções honrosas pela participação no evento.
Administrado pelo Instituto Acqua, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o PSRM, localizado na Avenida Augusto Montenegro, bairro Parque Guajará, na região do Bengui, se firmou como um símbolo da reconfiguração da saúde pública no Pará, com atendimento de Urgência e Emergência clínicas, funcionando 24 horas por dia, atendendo casos críticos em especialidades como cirurgia geral, vascular, pediátrica, torácica, bucomaxilofacial e neurocirurgia, incluindo as minimamente invasivas, realizadas via videolaparoscopia.
