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Entrega do BRT Metropolitano marca um novo tempo para a mobilidade da Região Metropolitana de Belém

O sistema representa um marco na mobilidade urbana, conectando Belém, Ananindeua e Marituba diretamente, além dos municípios de Benevides, Santa Bárbara, Santa Izabel, Castanhal, com mais conforto, segurança e rapidez

Por Paulo Garcia (SEINFRA)
30/10/2025 14h51

A Região Metropolitana de Belém recebe, nesta sexta-feira (31), a partir das 10 horas, uma das obras mais aguardadas e transformadoras dos últimos anos, o BRT (Bus Rapid Transport) Metropolitano. O projeto, executado pelo Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) do governo do Pará, representa um marco na mobilidade urbana, conectando Belém, Ananindeua e Marituba diretamente, além dos municípios de Benevides, Santa Bárbara, Santa Izabel, Castanhal, com mais conforto, segurança e rapidez.

Com 21,6 quilômetros de extensão, 10,8 km em cada sentido - entre o Entroncamento e Marituba -, o BRT Metropolitano foi concebido para garantir fluidez no trânsito e melhorar o transporte público da principal via de ligação da região: a BR-316. O corredor conta com três faixas de pavimento flexível em cada sentido, destinadas aos veículos comuns e uma faixa exclusiva em pavimento rígido de concreto, também em ambos os sentidos, reservada para os ônibus do sistema BRT.

As obras, iniciadas em janeiro de 2019, geraram cerca de 1.500 empregos diretos, impulsionando a economia local e beneficiando milhares de famílias ao longo do processo. Durante a execução, foram realizadas intervenções de infraestrutura complexas, incluindo drenagem profunda, pavimentação, sinalização, urbanização, iluminação moderna e novos acessos, garantindo mais eficiência e segurança para motoristas e pedestres.

O secretário de Infraestrutura e Logística, Adler Silveira, destacou a importância da entrega. “O BRT Metropolitano é um divisor de águas na mobilidade urbana da Região Metropolitana de Belém. Ele representa um novo tempo de qualidade de vida para a população, reduzindo o tempo de deslocamento, integrando municípios e facilitando o acesso a serviços essenciais, como escolas, postos de saúde e locais de trabalho. É uma conquista coletiva que vai transformar o cotidiano de milhares de pessoas”, afirmou o secretário.

Para quem vive o dia a dia do transporte público, a expectativa é de alívio e esperança. O psicólogo e morador de Benevides, Ian Teixeira, vê no BRT uma mudança real no bolso e no tempo de deslocamento. “Acredito que vá trazer muitos benefícios. Como morador de Benevides, as opções de ônibus são extremamente limitadas ao Castanheira e São Brás. Dessa forma, o gasto com passagens, principalmente se não for meia passagem, é muito pesado no bolso no final do mês. Com o BRT, poder pagar menos e usar mais de um ônibus vai trazer economia e otimização de tempo”, comentou.

O morador de Marituba, Lucas Ferreira, também compartilha a empolgação. “Vai ser ótimo porque gasto com muitas passagens para chegar no centro de Belém e agora será somente duas, uma ida e uma para volta. Vou economizar bastante”, afirmou.

Início da operação

A partir deste sábado (1º de novembro), começa a operação assistida do BRT Metropolitano, que será realizada de forma gradual. Nesta fase inicial, a circulação será entre os terminais de Marituba e São Brás, com integração tarifária e tarifa única de R$ 4,60 (ou R$ 2,30 para estudantes), permitindo ao passageiro utilizar diferentes linhas pagando apenas uma passagem.

O passageiro embarca nos ônibus alimentadores (cor azul) em seu bairro de origem e segue até os terminais de integração de Ananindeua ou Marituba, onde faz o transbordo, sem custo adicional, para os ônibus troncais, lilás, saindo de Marituba, e verde, saindo de Ananindeua. As linhas troncais circulam em operação expressa ou paradora em 13 estações ao longo do corredor, com paradas em locais estratégicos como São Brás, Ver-o-Peso e Universidade Federal do Pará (UFPA).

Estrutura

O BRT Metropolitano contará com 265 ônibus, sendo 40 totalmente elétricos e 225 modelos Euro 6, que emitem até 15 vezes menos gases de efeito estufa. As linhas serão divididas entre 26 alimentadoras e 10 troncais, ampliando a cobertura da rede e garantindo regularidade nos horários.

O sistema de bilhetagem será totalmente digital, sem uso de dinheiro a bordo. O validador eletrônico desconta automaticamente a tarifa no cartão Pra Já, que deve ser carregado previamente nos pontos de atendimento credenciados.

Com o cartão, o passageiro que sai de Castanhal rumo à UFPA, por exemplo, faz o trajeto completo pagando apenas uma passagem, com direito a transbordo nos terminais. O mesmo benefício vale para moradores de Benevides, Santa Bárbara, Santa Izabel, Marituba e Ananindeua.

Monitoramento

Toda a operação será acompanhada em tempo real pelo Centro de Controle Operacional (CCO), que reúne técnicos da Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos (Arcon-PA), Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA), Polícia Militar e das concessionárias responsáveis. O monitoramento garante segurança, pontualidade e qualidade no serviço, consolidando o BRT Metropolitano como um novo marco da mobilidade integrada na Região Metropolitana de Belém.