Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EXPOSIÇÃO
English Version

Estação das Docas recebe cinco obras da "Jaguar Parade Belém 2025"

O complexo turístico abriga cinco das 50 esculturas de onças-pintadas, criadas por artistas paraenses, que unem arte, cultura e conscientização ambiental

Por Fernanda Scaramuzini (Pará 2000)
30/10/2025 14h18
Obra: Jaguar Maciota/ Artista: Jocatos

A Estação das Docas é um dos espaços que integram a "Jaguar Parade Belém 2025", exposição que está transformando a capital paraense em uma verdadeira galeria a céu aberto e que antecipa o clima da COP30 na cidade. O complexo turístico abriga cinco das 50 esculturas de onças-pintadas, criadas por artistas paraenses, que unem arte, cultura e conscientização ambiental.
 

Obra: Corpo fechado/ Artista: Thay Petit

Das 50 esculturas expostas, 38 foram criadas por artistas de Belém, duas por artistas de São Luís (MA) e dez são reapresentações de edições anteriores realizadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Florianópolis e cidades internacionais, como Nova York, Cali e Paris, onde a Jaguar Parade integrou a programação dos Jogos Olímpicos de 2024. As peças, feitas em fibra de vidro e em tamanho real da espécie (1,8 m), compõem a mostra que permanece aberta até 30 de novembro.

As obras expostas na Estação das Docas são: “Jaguar Maciota”, de Jocatos; “Encantado”, de Elieni Tenório; “Forças Amazônidas”, de Tia Ireny; “Corpo Fechado”, de Thay Petit; e “Amazônia Viva”, de Laris. Cada peça com pintura única, traduz, à sua maneira, a força simbólica da onça-pintada, considerada embaixadora da biodiversidade brasileira e a importância da preservação de seu habitat natural na Amazônia.

Obra: Forças Amazônidas/ Artista: Tia Ireny

Com curadoria de Vânia Leal, a "Jaguar Parade Belém 2025" também destaca o protagonismo feminino amazônico e tem como madrinhas Gaby Amarantos, Fafá de Belém e Isabelle Nogueira.
 
As cinco obras instaladas ao longo da orla da Estação das Docas podem ser vistas pelo público até 30 de novembro. Ao fim da exposição, as obras serão leiloadas e toda a arrecadação revertida para instituições dedicadas à preservação da onça-pintada e da floresta amazônica.

A exposição tem o Apoio da Organização Social Pará 2000, que administra a Estação das Docas. 

Serviço:
"Jaguar Parade Belém 2025" – Estação das Docas
De 29 de outubro a 30 de novembro
Mais informações:  www.jaguarparade.com/belem2025
@jaguar.parade | @estacaodasdocas