Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIÊNCIA E PESQUISA
English Version

PCT Guamá sedia cinco dias de inovação e sustentabilidade com Tech Zone na COP30

Evento gratuito reúne pesquisadores, startups e instituições para discutir soluções tecnológicas para a Amazônia, de 10 a 14 de novembro, em Belém

Por Sérgio Moraes (PCTGuamá)
30/10/2025 13h37

O Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá sedia, de 10 a 14 de novembro, das 13h às 18h, a Tech Zone, programação que integra o calendário oficial da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em Belém. A iniciativa destaca o papel estratégico da ciência, tecnologia e inovação na construção de soluções sustentáveis para a Amazônia. A participação é gratuita mediante inscrição online pelo Sympla.

O evento é uma realização do PCT Guamá; da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet); Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa); Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa); e Universidade do Estado do Pará (Uepa).

Ao longo de cinco dias, pesquisadores, gestores públicos, representantes de instituições de ensino, startups, organizações da sociedade civil e atores do ecossistema de inovação participarão de painéis, palestras e exposições voltadas a desafios e oportunidades para o desenvolvimento sustentável da região.

O primeiro dia trará debates sobre cidades inteligentes e conectividade, reunindo iniciativas de inteligência artificial, monitoramento ambiental e modelos de cidades sustentáveis. No segundo dia, o foco se voltará aos recursos hídricos, com destaque para pesquisas e soluções voltadas às comunidades costeiras e à gestão da água na Amazônia.

O terceiro dia terá como tema central a tecnologia aplicada à preservação ambiental, com ênfase em monitoramento por satélite, análise ambiental e inclusão produtiva. Já o quarto dia será dedicado à pesquisa, desenvolvimento e bioeconomia, com a apresentação de estudos e tecnologias baseadas em recursos amazônicos, como fibras de açaí, mandioca e sistemas de extração supercrítica.

O encerramento, no dia 14, reunirá especialistas para refletir sobre inovação, sustentabilidade e financiamento climático, com debates sobre mecanismos internacionais de fomento e perspectivas para o cenário pós-COP30, seguido de atração cultural.

Referência em inovação - O PCT Guamá é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Sectet, em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), sob gestão da Fundação Guamá. Primeiro parque tecnológico da região Norte do Brasil, tem como missão estimular a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população.

Localizado às margens do Rio Guamá e situado entre os campi da UFPA e da Ufra, o complexo ocupa uma área de 72 hectares que abriga edificações e parte da Área de Proteção Ambiental (APA) da Região Metropolitana de Belém e reúne mais de 90 empresas entre residentes e associadas, 17 laboratórios com mais de 400 pesquisadores, 44 patentes registradas e uma escola técnica. O PCT Guamá íntegra a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e a International Association of Science Parks and Areas of Innovation (Iasp), compondo o maior ecossistema de inovação do mundo.

Serviço Techzone

Local: PCT Guamá, avenida Perimetral da Ciência km 01, S/N, Guamá.

Data: 10 a 14 de novembro.

Horário: 13h às 18h.

Inscrições: Inscrições gratuitas.