Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONECTIVIDADE
English Version

Voo Belém-Bogotá amplia conexão do Norte para mais de 30 destinos nas Américas e Europa

Belém iniciou a rota inédita e direta para Bogotá, na Colômbia, com três frequências semanais operadas pela empresa Avianca

Por Sâmia Maffra (SETUR)
28/10/2025 12h34

O Governo do Estado do Pará deu mais um importante passo para aumento da malha aérea, transformação do Aeroporto Internacional de Belém em hub internacional e ampliação da conectividade do Pará com mais de 30 destinos entre América do Sul, América Central, América do Norte e Europa. Nesta terça-feira (28), Belém iniciou a rota inédita e direta para Bogotá, na Colômbia, com três frequências semanais operadas pela empresa Avianca, em aeronaves Airbus A320, que possuem capacidade para até 180 passageiros, representando uma oferta total de mais de 1.000 assentos por semana.  

Com duração média de apenas 4h30, os voos partem de Bogotá às 23h05 (horário local), às segundas, quartas e sextas-feiras, do aeroporto El Dorado, considerado um dos mais importantes da América Latina, que em 2024 registrou mais de 45,8 milhões passageiros. As chegadas previstas em Belém são às 5h40 da manhã do dia seguinte. No sentido inverso, as decolagens ocorrem às terças, quintas e sábados, às 8h50 da manhã, com chegadas à capital colombiana às 11h15 (horário local). 

Segundo Lucas Vieira, secretário adjunto da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), o Governo do Estado tem trabalhado arduamente para trazer novos voos e consolidar o Pará como a porta de entrada da Amazônia. “Esse novo voo vem somar esforços com o trabalho que já está sendo feito. É mais que um voo Belém-Bogotá, de lá teremos conexões com outros países, então a gente consegue trazer e captar cada vez mais visitantes para nossa região, gerar emprego, fomentar a economia. Lembrando que o turismo é uma economia verde e uma economia que acreditamos ser o futuro, que possa ser uma base da nossa economia. Agradeço a todos os parceiros e espero que a gente consiga ampliar ainda mais, conseguir novos destinos e construir um futuro melhor para o Estado do Pará”, avaliou o secretário. 

A gerente de vendas para a Avianca no Brasil, Mariana Ferrari, afirmou que Belém está vivendo um momento histórico. “Nosso primeiro voo é para Bogotá. E, de Bogotá, com conexões para 25 países e mais de 80 destinos. Estamos ajudando o Norte do Brasil a se conectar com a América Latina e com o mundo. É uma satisfação imensa estarmos aqui hoje. A gente costuma dizer que, quando um avião decola ou quando ele pousa, também estão decolando e pousando o desenvolvimento - não só o turismo, mas também o comércio e a integração de um Brasil, de um país, de um continente mais próximo”, disse.

O embarque para Bogotá hoje contou com 111 passageiros. Entre eles o empresário Jailson Fernandes, que trabalha com contabilidade, gestão de negócios e experiência do cliente e a esposa Eva. “Nossas expectativas são muito boas, porque além de Bogotá, vamos para Medelín e outras cidades ao redor para dar uma conhecida e também encaixar naquilo que eu trabalho, a expertise de experiência do cliente. Fizemos um roteiro de 7 dias e queremos ver como Medelin se transformou em uma cidade segura, também vamos a museus, pontos turísticos nas cidades e em Bogotá queremos conhecer a famosa Catedral de Sal, um santuário subterrâneo construído a cerca de 200 metros de profundidade”, comentou. 

Para o diretor-presidente da Norte da Amazônia Airports (NOA), Marco Antônio Migliorini, Belém vive uma conjunção de fatores positivos, uma sinergia entre governos federal e estadual que leva a capital a decolar cada vez mais. “Esse novo voo é mais do que simplesmente um novo destino, é uma porta que se abre para o mundo. A partir da parceria com a Avianca, que acreditou nesse projeto, vemos o reflexo de todo esse investimento com um aeroporto mais moderno, que vai promover uma experiência muito mais positiva para os nossos usuários. Hoje temos mais uma porta de entrada e mais uma porta de saída para o desenvolvimento. Esse já é um grande passo que estamos dando. A NOA aposta muito em Belém, aposta muito no Pará, aposta no potencial do Norte do país”, sinalizou o diretor-presidente.

Jailson e a esposa Eva vão conhecer a Colômbia

Com atuação na promoção internacional do turismo, para a Embratur, conectar a região Norte com a Colômbia é muito importante para o Brasil e para o desenvolvimento da Amazônia. "Estamos muito felizes de inaugurar mais um voo aqui em Belém. Recentemente, a Embratur junto com os organismos de turismo, lançou o Plano Brasis, que encontra um caminho para a promoção de cada unidade da federação e com esse plano a gente espera levar Belém, não apenas para as Américas, mas também para a Europa e para o mundo inteiro. Queremos mostrar que a gente não vive só no Brasil de sol e praia, a gente vive também de cerâmica, a gente vive também de gastronomia, a gente vive também de praia fluvial e é isso que a gente está levando para o mundo, e com essa porta de entrada aqui no Pará, a gente fica muito mais perto de atingir esses resultados”, sinalizou Philipe Karat, coordenador de Modais da Embratur.