HRPC realizou mais de 100 atendimentos em programação especial do Outubro Rosa
A programação envolveu colaboradoras, usuárias e suas acompanhantes e foi encerrada nesta segunda-feira (27), com oferta de serviços como exames, palestras e atendimentos de beleza
Referência em média e alta complexidade no nordeste paraense, o Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), em Capanema, nordeste paraense, iniciou, no último dia 24, programação preventiva em alusão ao Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. A programação, que envolveu colaboradoras, usuárias e suas acompanhantes, foi encerrada nesta segunda-feira (27), com um total de 100 atendimentos, entre exames, palestras e serviços de beleza.
A iniciativa, promovida pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), ofereceu uma série de serviços às participantes, entre os quais exames de PCCU (Papanicolau); o “Café da Prevenção”, conduzido pela enfermeira Renata Cipriano, que proporcionou um momento de conversa e conscientização sobre os cuidados com a saúde da mulher, além ação de beleza para as usuárias, com serviço de design de sobrancelhas.
Durante o período, a gestão do hospital promoveu momentos de acolhimento, conscientização e autocuidado, sinalizando a importância da informação como principal aliada na luta contra o câncer. A programação contou com reunião de colaboradores, de diferentes setores, com uma peça de roupa em tom rosa em apoio à causa.
De acordo com a coordenadora do GTH, Vanessa Blante, o objetivo das ações foi unir a prevenção à humanização do cuidado. “O Outubro Rosa é um momento de despertar a atenção das mulheres para o autocuidado e a realização dos exames preventivos. Nesses dois dias, garantimos uma programação leve, com espaços de conversa e momentos de valorização da autoestima, porque acreditamos que cuidar também é acolher”, destacou.
Para Maria Nilza de Sousa, 61 anos, moradora do município de Salinópolis, a cerca de 75km do município de Capanema, a programação foi um bálsam. “Muito importante participar de um movimento como esse, que exalta nosso público feminino, com a oportunidade da gente se cuidar aqui no hospital, o que nos dá um ânimo a mais. O hospital é maravilhoso, um tratamento excelente. Só tenho a agradecer a todos os profissionais”, disse ela, que está com com um luxação no rádio (antebraço).
Ao todo, foram realizados cerca de 100 atendimentos às usuárias durante esse semana de programação.
Serviço:
O Complexo Hospitalar dos Caetés integra a rede estadual de saúde do governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade fica na Avenida Barão de Capanema, no bairro Centro, em Capanema. Mais informações pelo telefone (91) 3122-7391.
Texto: Felipe Brito - Ascom/CHC
