Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVENÇÃO
English Version

Seju promove capacitação e prevenção às drogas em Breu Branco

Iniciativa visa ampliar a capacitação técnica e humana dos profissionais que atuam na prevenção à dependência química

Por Igor Oliveira (SEJU)
24/10/2025 15h02
Encontro fortaleceu a parceria entre sociedade civil e profissionais no combate à dependência química 

A Secretaria de Estado de Justiça (Seju) realizou, nesta sexta (24), no município de Breu Branco, na Região Lago de Tucuruí, ação de capacitação de prevenção às drogas para a rede intersetorial da cidade. A iniciativa, organizada pela Coordenadoria de Prevenção, Tratamento e Redução ao Uso de Drogas (Cenpren) da Seju, buscou fortalecer a parceria entre sociedade civil e profissionais no combate à dependência química. 

Com o tema “Gestão Participativa na Política Sobre Drogas”, o encontro teve a participação de mais de 60 profissionais da saúde, assistência social, educação e sociedade civil do município, abordando temas como legislação sobre drogas, eixos temáticos da revisão do Plano Nacional de Políticas sobre Drogas, o papel da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), estigmas e preconceitos e a importância do conselho municipal sobre drogas. 

“Aqui nós temos visto muitas situações relacionadas a esse tema, envolvendo uso de cigarro eletrônico e outras substâncias, então é muito importante esse trabalho de capacitação e prevenção às drogas que vem realizando pelo Estado, pois é um risco principalmente para adolescentes e jovens”, afirma Raimison Vianda, conselheiro tutelar de Breu Branco. 

Já a assistente social Maria Érica destaca a participação de diferentes setores no evento. “É uma capacitação importante para todos os profissionais técnicos e também a sociedade civil, inclusive para organizar o conselho municipal sobre drogas para lidar melhor com esse cenário, levando mais informações e conscientização ao público”.

A diretora de Justiça, Renata Hage, e a assistente social da Seju, Elayne Romário, reforçaram a importância da governança participativa e colaborativa, que compreenda as especificidades do território e as realidades locais. “Esse tipo de formação amplia a capacidade técnica dos profissionais que atuam na linha de frente, promovendo políticas mais eficazes, humanas e sustentáveis na prevenção, tratamento e reinserção social”, explica Renata Hage. 

As ações da Seju estão alinhadas à Política Nacional sobre Drogas (PNAD), que promove atenção integral, redução de danos e reinserção social para quem enfrenta consumo problemático. Também seguem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente a redução das desigualdades dentro dos países.