Seduc realiza escuta ativa com escolas da regional de Bragança e reforça parceria com municípios para melhorar a educação
Comitiva liderada pelo secretário Ricardo Sefer visitou unidades escolares em Tracuateua e Bragança, ouvindo demandas da comunidade e anunciando investimentos em infraestrutura
Como parte do cronograma de visitas técnicas e pedagógicas às regionais de ensino do Pará, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) esteve, nesta quinta-feira (23), no município de Bragança, no nordeste paraense. A agenda foi conduzida pelo titular da Seduc, Ricardo Sefer, e incluiu também o município de Tracuateua, ambos vinculados à Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Bragança. Esta é a 18ª DRE visitada pela equipe da Seduc, das 40 previstas até o final de 2025.
A regional abrange os municípios de Bragança, Augusto Corrêa, Viseu, Cachoeira do Piriá e Tracuateua, atendendo atualmente 22.632 alunos matriculados na rede estadual.
Diálogo direto com a comunidade escolar
A programação iniciou na Escola Estadual Marilda Figueiredo Nunes, em Tracuateua, onde o secretário conversou com alunos, professores e servidores, ouvindo demandas e prioridades da comunidade escolar. A comitiva também esteve na Escola Municipal Edom do Nascimento Pinheiro, que está em obras. A visita teve como objetivo alinhar parcerias com a prefeitura local para fortalecer a rede pública de ensino.
“Foi uma grande honra estar aqui, visitando todas as escolas que estavam na nossa lista, com diversos desafios que, com certeza, com a parceria e o compromisso da prefeitura com a educação, nós vamos avançar muito", afirmou o secretário Ricardo Sefer.
"Serão quatro escolas que vão ser totalmente reconstruídas aqui, com recursos de financiamento, mais um convênio, uma nova escola e várias outras demandas. Em nome do governador Helder e da governadora Hana, eu quero agradecer a parceria, a sinergia e a dedicação”, completou o gestor.
O prefeito de Tracuateua, Zezinho Costa, acompanhou a visita e reforçou a importância do trabalho conjunto entre os governos estadual e municipal.
Visitas em Bragança e escuta ativa
Em Bragança, a agenda começou na Escola Estadual Augusto Corrêa, no bairro Taíra, e se estendeu às unidades Monsenhor Mâncio Ribeiro, Aluízio Ferreira, Do Rocha, Padre Luiz Gonzaga e à obra da Escola Cel Pinheiro Júnior. A comitiva também visitou o terreno onde será construída a nova Escola Paula Pinheiro.
O prefeito de Bragança, Mário Jr., e o deputado de Ciência e Tecnologia, Victor Dias, participaram da programação. A visita institucional foi marcada por momentos de escuta com diretores, professores e alunos, consolidando o compromisso do Governo do Pará com uma educação pública mais próxima da realidade de cada território.
Esperança e valorização da comunidade escolar
A professora de Língua Portuguesa Roseli Cardoso, da escola de tempo integral Aluízio Ferreira, destacou a importância da presença da Seduc na unidade.
“A chegada do secretário aqui, para a gente, era uma espera de muito tempo. Ele está vindo olhar a nossa escola, as carências que nós necessitamos de estrutura, e isso para a gente é um sonho mesmo que será realizado justamente com a reforma, que é a nossa principal reivindicação. Ter o secretário presencialmente nos dá esperança”, relatou.
A comitiva da Seduc contou ainda com a presença do secretário adjunto de infraestrutura da Seduc, Lázaro Cézar, e do procurador Gisleno Cruz. Ao final da agenda, o grupo visitou a sede da Diretoria Regional de Ensino de Bragança, onde dialogou com os servidores.
Seduc mais próxima das regiões
Com o objetivo de ouvir diretamente a comunidade escolar e alinhar ações de melhoria para a rede estadual, o secretário Ricardo Sefer reforçou que a meta é visitar todas as 40 DREs até o final de 2025. As Diretorias Regionais de Ensino têm papel fundamental na descentralização da Seduc, garantindo que políticas públicas e programas educacionais cheguem de forma efetiva aos municípios.
