Hemopa encerra Oficina de Sustentabilidade com foco em responsabilidade social e voluntariado
Atividade integra a Campanha COP30 Hemopa e reuniu 14 grupos acadêmicos parceiros do Projeto Universidade Solidária

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) realizou, nesta quinta-feira (23), em sua sede, em Belém, a última etapa da Oficina de Sustentabilidade no Serviço de Hemoterapia, atividade que integra a Campanha COP30 Hemopa – “Na COP30, sustente a vida. Doe sangue.” O evento reuniu integrantes de 14 grupos acadêmicos de diversas áreas do conhecimento, representantes de instituições públicas e privadas parceiras do Hemopa por meio do Projeto Universidade Solidária.
A Fundação Hemopa tem como missão institucional garantir a cobertura hemoterápica e hematológica em todo o Estado, além de fomentar a inovação científica por meio do ensino, pesquisa e produção de conhecimento na área do sangue. O evento marcou o encerramento simbólico da oficina e reforçou o compromisso da Fundação com a educação, a sustentabilidade e o engajamento social, valores que guiam a atuação do Hemopa em sintonia com os objetivos da COP30 e com as metas de desenvolvimento sustentável.

O encontro foi realizado no Auditório Oswaldo Belarmino, com a presença do presidente da Fundação Hemopa, Paulo André Castelo Branco Bezerra, que ministrou a palestra “Gestão na Fundação Hemopa”, destacando os avanços institucionais e o papel estratégico da Fundação na consolidação de políticas públicas voltadas à sustentabilidade e à responsabilidade social nos serviços de saúde.
A programação também contou com apresentações de profissionais da instituição e convidados. A assistente social e gerente de Captação de Doadores, Juciara Farias, abordou o tema “Na Era Digital: o desafio na captação em engajar doadores”; Maria de Nazaré dos Santos Saldanha, da mesma gerência, falou sobre “Qualidade de Vida e Sustentabilidade”; e a enfermeira Carla Nazaré Brito Durães, gerente de Lavagem e Esterilização, apresentou o tema “Gestão Sustentável no Serviço de Hemoterapia”.

Além das palestras internas, a oficina também recebeu a participação de diferentes campi da Universidade da Amazônia (Unama), que apresentaram experiências bem-sucedidas de mobilização universitária para a doação de sangue. A Unama Alcindo Cacela, representada pela professora Eliane Leite de Trindade, e a Unama Parque Shopping, representada por Selly Socorro dos Prazeres Lira, compartilharam práticas exitosas desenvolvidas pelos alunos durante campanhas realizadas em parceria com o Hemopa.
Para a assistente social e gerente de Captação de Doadores, Juciara Farias, o evento consolida um processo iniciado em junho, com a participação ativa dos universitários em ações de mobilização e incentivo à doação.
“A oficina tem como objetivo potencializar o conhecimento sobre sustentabilidade dentro da Fundação Hemopa e fortalecer a doação de sangue como uma ação de responsabilidade social. Esses estudantes vêm participando desde o início da campanha, promovendo atividades que vão desde campanhas de coleta até estandes e ações educativas, como a que realizamos na Praça da República”, explicou.

Juciara destacou ainda o papel da educação em saúde como base para o engajamento dos futuros profissionais. “A educação em saúde é primordial dentro da temática da doação. Nosso papel é formar universitários conscientes, capazes de multiplicar essa mensagem dentro da comunidade acadêmica, na vida profissional e pessoal”, completou.
Representando o corpo discente, Evellyn Costa, estudante de Biomedicina da Faculdade Faci Wyden e integrante da Liga Acadêmica de Farmácia e Biomedicina (LaFab), destacou a importância do aprendizado sobre o descarte correto de resíduos e práticas sustentáveis na área da saúde.

“É essencial que nós, futuros profissionais, saibamos lidar com a questão dos resíduos, não apenas por uma questão ambiental, mas também por cuidado com as próximas gerações. Esse conhecimento é fundamental tanto para a nossa segurança quanto para a dos pacientes”, afirmou.
O encerramento contou ainda com o talk show “Ações em Educação em Saúde na Perspectiva da Hemoterapia”, que apresentou produções criativas desenvolvidas pelos grupos acadêmicos participantes da oficina.
Durante a execução da Campanha COP30 Hemopa, diversas ações solidárias foram realizadas com o apoio das instituições de ensino. Somando todas as etapas, o Hemopa contabilizou 538 bolsas de sangue coletadas, o que pode representar pelo menos duas mil vidas salvas.