Emater apresenta Plano Safra para agricultores familiares de Almeirim
O escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em Almerim, no oeste do estado, promoveu uma campanha de apresentação do Plano Safra 2015/ 2016 a agricultores familiares de mais de 40 comunidades rurais do município, cumprindo um calendário de reuniões realizadas em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Cooperativa de Agricultores e Extrativistas de Madeira e Produtos Agroflorestais de Almeirim e Região do Jari, Banco da Amazônia, Banco do Brasil e Fundação Jari.
Ao longo de toda a quinzena de julho foram orientadas mais de mil famílias em comunidades como Braço, Bandeira, Vila Nova, Repartimento, São Miguel, Pedral, Loral, Nova Vida, Monte Sião, Bitubinha, Santa Maria, Goela, Guete, Base, Praia Verde, Lago Branco, Chicáia, Km 22, Km 25, Km 30, Arumanduba, Estrada Nova, Buritizal, Pimental, Recreio, Serra Grande, São Militão, Bananal, Vila dos Gatos, Tinguiling, Cafezal, Catabaú, Itaninga, Barreiras, Santa Rosa, Freguesia, Bituba, Saracura, Araticum e Comandai.
Segundo o técnico em agropecuária Elinaldo Martins da Silva Ribeiro, chefe do escritório local da Emater, o objetivo foi levar informações sobre os critérios e formas de acesso ao crédito rural, bem como as normas e etapas para enquadramento no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), possibilitando aos agricultores familiares entender melhor as questões relativas às novas medidas e diretrizes gerais voltadas à agricultura familiar.
"Muitas vezes a legislação é complicada, então as palestras esclareceram algumas dúvidas gerais e pontos específicos relativos a cadastros bancários, projetos não contratados, linhas de financiamentos e taxas de juros. Também aproveitamos para dar esclarecimentos sobre Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e Cadastro Ambiental Rural (CAR)”, explica Martins.
A parceria da Emater com as instituições envolvidas tem mais de cinco anos e já viabilizou o acesso ao crédito para mais de 500 famílias do município, totalizando mais de R$ 5 milhões em recursos aplicados no custeio e investimento em atividades agroextrativistas e agropecuárias.
A partir desta campanha, esclarece Martins, a expectativa é dobrar o número de famílias beneficiadas com operações de crédito rural. "Só durante esses dias de campanha, cerca de 400 famílias já se cadastraram para receber visitas técnicas de levantamento produtivo e ambiental em suas propriedades. Na sequência, virão temas como elaboração de projetos, investimentos, melhorias, diversificação e ampliação da produtividade e da renda familiar”, antecipa.